Leia também:
X Lula diz que “Forças Armadas não servem a um político”

BNDES deve financiar obras de gasoduto na Argentina, diz Lula

Petista deu declarações nesta segunda-feira

Pleno.News - 23/01/2023 15h39 | atualizado em 23/01/2023 18h40

BNDES Foto: Folhapress/Lucas Tavares

Apesar da resistência do empresariado brasileiro e do mercado financeiro à política de financiamento de bancos públicos a obras no exterior, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), citou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao falar em formas possíveis de financiar o gasoduto Néstor Kirchner.

A declaração foi dada a jornalistas na Casa Rosada, durante a visita oficial à Argentina. O gasoduto pretende levar o gás de xisto da região de Vaca Muerta ao Brasil.

– Se há interesse dos empresários, se há interesse do governo e nós temos um banco de desenvolvimento para isso, eu quero dizer que nós vamos criar as condições para fazer o financiamento que a gente puder fazer para ajudar o gasoduto argentino – afirmou o petista.

E acrescentou:

– De vez em quando nós somos criticados por pura ignorância, pessoas que acham que não pode haver financiamento para outros países. Eu acho não só que pode, como é necessário que o Brasil ajude a todos os seus parceiros. E é isso que nós vamos fazer dentro das possibilidades econômicas do nosso país. O BNDES é muito grande. Durante a crise de 2008, se não fosse o BNDES e os bancos públicos, a economia brasileira teria quebrado.

Para Lula, foi “graças ao financiamento de R$ 500 bilhões do BNDES” que o Brasil teria sido “o último país a entrar na crise de 2008 e o primeiro a sair”. Ele disse ter orgulho de quando o BNDES tinha mais recursos para financiar do que o Banco Mundial.

No discurso, Lula destacou que tinha orgulho de quando o banco de desenvolvimento financiava obras na América do Sul e nos países africanos.

– Porque é isso que os países maiores têm que fazer, tentando auxiliar os países que têm menos condição em determinado momento histórico – falou.

O presidente da República disse que os empresários brasileiros têm interesse no gasoduto Néstor Kirchner, assim como nos fertilizantes.

*AE

Leia também1 Campanha que pede o bloqueio de Lula viraliza no Twitter
2 Lula diz que "Forças Armadas não servem a um político"
3 PSOL: Chico Alencar disputará com Lira presidência da Câmara
4 Fernández diz que teve conversa sobre levar gás ao Brasil
5 Moro diz que governo segue sem rumo e critica moeda comum

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.