Limitações do saque-aniversário do FGTS recebe críticas
Para associação de Fintechs, medida trará mais impacto para trabalhadores com crédito negativo
Pleno.News - 07/10/2025 20h22 | atualizado em 07/10/2025 21h14
A Zetta, associação que representa fintechs como o Nubank, criticou por meio de nota as limitações no saque-aniversário do FGTS implementadas nesta terça-feira (7) pelo conselho curador do fundo. Segundo a entidade, a limitação nos saques terá mais impacto para trabalhadores com crédito negativo.
– A linha de crédito vinculada à antecipação do saldo vinha se consolidando como uma ferramenta importante de inclusão financeira ao proporcionar crédito a taxas mais acessíveis e melhores condições – disse a Zetta.
E completou:
– Além disso, amplia a concorrência e a liberdade de escolha do trabalhador – afirmou.
O conselho decidiu limitar a antecipação de recursos do saque-aniversário do FGTS a um teto de R$ 500, com piso de R$ 100. Além disso, ficou estabelecido o limite de uma operação anual do tipo, o que não havia antes.
A Zetta também criticou o que chamou de “ausência de análise de impacto sobre a oferta de crédito e de diálogo prévio com o setor”, afirmando que esses fatores comprometem o ambiente financeiro e a capacidade de planejamento das instituições.
– É fundamental que decisões dessa natureza sejam precedidas de amplo debate e conduzidas com transparência e com a participação dos agentes envolvidos, garantindo maior previsibilidade tanto para a população quanto para o setor financeiro – afirmou a associação.
*AE
Leia também1 Saiba quem são os 13 brasileiros da flotilha deportados por Israel
2 Conselho de Ética abre processos contra deputados da oposição
3 Jandira Feghali critica fala de Tarcísio sobre metanol e coca-cola
4 Morre David José, ator do Sítio do Picapau Amarelo de 1950
5 Direita faz ato por anistia na Esplanada dos Ministérios



















