Leia também:
X Consumidores do país bancarão gastos com o apagão no Amapá

Lançamento oficial do PIX pelo BC ocorre nesta segunda-feira

Evento foi transmitido pela internet

Pleno.News - 16/11/2020 10h51 | atualizado em 16/11/2020 11h20

Clientes selecionados já puderam experimentar o novo sistema na fase de testes Foto: Divulgação/Banco Central

O lançamento oficial do PIX – o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos – ocorreu nesta segunda-feira às 9h30. O evento contou com a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e foi transmitido pela internet.

Em nota, o BC lembrou que de 3 a 15 de novembro ocorreu a operação restrita do PIX, em que alguns clientes selecionados pelas instituições puderam experimentar a novidade e realizar pagamentos e transferências.

– Esse período, planejado pelo Banco Central, serviu também para que todas as instituições aprovadas na etapa homologatória pudessem executar as funcionalidades em produção, ainda com um número limitado de usuários e grade horária diferenciada, possibilitando a implementação de ajustes finais de forma a garantir o pleno funcionamento a partir do lançamento amplo para a toda população.

Conforme o BC, no período se observou “um significativo nível de colaboração entre as instituições e forte engajamento de todos”.

– Até 15/11 já haviam sido cadastradas mais de 71 milhões de chaves PIX e realizadas mais de 1 milhão e 900 mil transações entre instituições diferentes, com um montante financeiro que passou de 780 milhões de reais.

O BC informou ainda que, 19 instituições, de participação facultativa, não realizaram todos os testes durante o período de operação restrita.

– Elas retornaram à etapa de homologação a partir de 1º de dezembro de 2020, deixando para ofertar o PIX em momento futuro. (…) As demais, no total 734 instituições, terão o PIX disponível para toda a base de clientes a partir de hoje – afirmou a autarquia.

*Estadão

Leia também1 Pix: Novidade pode aumentar consumo desenfreado
2 Banco Central autoriza cobrança de taxa sobre Pix
3 Entenda o que é o Pix, novo sistema de pagamento eletrônico
4 Guedes agradece aprovação de autonomia do BC no Senado
5 Guedes: 'Febraban é cartório institucionalizado de bancos'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.