Leia também:
X Americanas diz a shoppings que não pagará aluguéis atrasados

Justiça de São Paulo decreta falência da Livraria Cultura

Empresa apontou a queda de vendas de livros e a crise econômica brasileira desde 2014 como motivos que selaram seu destino

Pleno.News - 10/02/2023 09h24 | atualizado em 10/02/2023 11h15

Livraria Cultura em São Paulo Foto: Reprodução/YouTube

A Justiça de São Paulo decretou, nesta quinta-feira (9), a falência da Livraria Cultura. A empresa apontou a queda de vendas de livros e a crise econômica brasileira desde 2014 como os motivos que selaram seu destino. A companhia ainda pode recorrer da decisão.

A sentença foi do juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. A partir de agora, o pagamento de direitos trabalhistas e demais credores dependerá do caixa da empresa.

– Na falência, a ordem estabelecida em lei diz que há preferência nos pagamentos. Primeiro, vem os trabalhadores (150 salários mínimos por credor), e depois os créditos com garantia real, os créditos tributários e os quirografários (fornecedores e prestadores de serviço) – afirma Adriana Conrado Zamponi, sócia de Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados.

A Livraria Cultura tem uma unidade em São Paulo, no Conjunto Nacional, e outra em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Se a decisão de falência for mantida, as lojas devem ser fechadas em breve.

No pedido de recuperação judicial, a empresa declarou ter R$ 285,4 milhões em dívidas. A companhia terá dois dias para identificar e avaliar seus bens. Podem ser vendidos imóveis, estoque e até sua marca. O processo de falência será feito pela Laspro Consultores.

*AE

Leia também1 PMs dizem que Exército impediu remoção de acampamento no DF
2 Americanas diz a shoppings que não pagará aluguéis atrasados
3 STF irá decidir sobre linguagem neutra nas escolas nesta sexta
4 STF tem maioria para derrubar lei que proíbe linguagem neutra
5 Lula chega aos EUA, mas não conversa com a imprensa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.