Leia também:
X Governo prevê salário mínimo de R$ 1.155,55 para 2022

IRPF: Deficientes agora poderão ser dependentes após os 21 anos

STF decidiu que pessoas com deficiência podem ser incluídas como dependentes mesmo que estejam acima da idade limite

Pleno.News - 18/05/2021 16h25 | atualizado em 18/05/2021 16h55

Imposto de Renda Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que pessoas com deficiência podem ser incluídas como dependentes na declaração de Imposto de Renda, mesmo que tenham mais de 21 anos e possuam capacidade para trabalhar, desde que sua remuneração não exceda as deduções autorizadas por lei.

A decisão foi tomada no julgamento de uma ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade sustentou que pessoas com deficiência que trabalham não necessariamente possuem independência financeira.

– Muitas vezes, elas permanecem recebendo auxílio dos pais ou de familiares – afirma a OAB.

A análise foi encerrada na última sexta-feira (14), no plenário virtual, plataforma que permite aos ministros analisarem os processos e incluírem os votos no sistema sem necessidade de reunião presencial ou por videoconferência. A publicação do acórdão deverá esclarecer quando a decisão começa a valer.

No julgamento, prevaleceu o entendimento do ministro Luís Roberto Barroso, que abriu divergência ao voto do decano Marco Aurélio Mello, relator da ação, e defendeu que a independência da pessoa com deficiência não pode ser aferida com base no critério único da capacidade para o trabalho.

Barroso foi acompanhado pelos colegas Nunes Marques, Edson Fachin, Dias Toffoli, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. A tese fixada no julgamento foi a seguinte: “Na apuração do imposto sobre a renda de pessoa física, a pessoa com deficiência que supere o limite etário e seja capacitada para o trabalho pode ser considerada como dependente quando a sua remuneração não exceder as deduções autorizadas por lei”.

*Estadão

Leia também1 EUA: Detentos poderão escolher; cadeira elétrica ou fuzilamento
2 Araújo: Outros países estiveram em Israel para conhecer spray
3 Arranha-céu de 291 metros é esvaziado na China após tremer
4 CPI: Lewandowski será o relator do HC de Mayra Pinheiro
5 O terceiro setor precisa ser fortalecido, defende Damares

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.