Leia também:
X Chinesa Great Wall compra fábrica da Mercedes em SP

INSS divulga novo calendário para realização da prova de vida

Nova agenda inclui segurados que originalmente precisavam fazer comprovação entre maio de 2021 e julho de 2022

Paulo Moura - 05/07/2021 09h52 | atualizado em 05/07/2021 10h12

INSS divulgou novo calendário da prova de vida Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta segunda-feira (5), o novo calendário para segurados fazerem a prova de vida e não terem os benefícios suspensos. O novo cronograma inclui os meses de janeiro a agosto de 2022 para quem tem que fazer a comprovação entre maio de 2021 e julho de 2022.

Tabela traz, na primeira coluna, prazo original da prova de vida, e, na segunda, o novo prazo Foto: Reprodução

Para os cidadãos que precisavam provar que estavam vivos em maio e junho do ano passado, o procedimento terá que ser realizado até 31 de julho deste ano, para evitar o bloqueio dos pagamentos. O cronograma da prova de vida anterior ia até dezembro deste ano para quem precisava ter feito a prova de vida até abril deste ano.

A comprovação voltou a ser obrigatória a partir de 1° de junho para aposentados e pensionistas. De acordo com o calendário, os segurados que não fizeram a prova de vida até abril de 2020 tinham até o dia 30 de junho para fazer a comprovação de que estão vivos, para continuar recebendo os benefícios.

Quem perdeu o prazo da prova de vida terá o benefício suspenso. Nesse caso, a pessoa deve comparecer ao banco no qual recebe o pagamento. Lá, fará a comprovação de vida, e o pagamento será liberado na mesma hora. De acordo com o INSS, é importante procurar o banco o quanto antes.

Caso o beneficiário possua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), poderá fazer a comprovação pelo aplicativo do Meu INSS, sem necessidade de ir ao banco.

Em último caso, se a pessoa não conseguir realizar a prova de vida diretamente na rede bancária ou pelo aplicativo Meu INSS, deverá entrar em contato com a Central 135 para que seja agendado atendimento em uma Agência da Previdência Social.

Leia também1 Pacheco defende manutenção do sistema atual de urna eletrônica
2 RJ: Governador Cláudio Castro visita Igreja Lagoinha em Niterói
3 Vacina: Dominghetti negociava comissão de 25 centavos de dólar
4 Ex-conselheiro de Trump cria rede social para conservadores
5 Chinesa Great Wall compra fábrica da Mercedes em SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.