Leia também:
X Receita libera consulta ao 3º lote do Imposto de Renda

Inflação em julho fecha como a menor dos últimos 5 anos

Queda nos preços de roupas e combustíveis derrubaram taxa

Paulo Moura - 08/08/2019 09h54 | atualizado em 08/08/2019 09h55

Inflação apresenta queda no acumulado de julho Foto: Reprodução Internet

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerado como a inflação oficial do Brasil, fechou o mês de julho com 0,19%. A variação, divulgada nesta quinta (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi a menor para o período desde 2014.

Com esse número, o índice agora acumula alta de 2,42% no ano. Nos últimos 12 meses, a inflação ficou em 3,22%, permanecendo bem abaixo da meta de 4,25% definida pelo governo para o ano. O valor representou uma redução em relação ao mês de junho, que apresentou 3,37%

Entre os grupos pesquisados, a alimentação no domicílio teve queda de 0,06%, enquanto a alimentação fora apresentou alta de 0,15%. Entre os produtos que ficaram mais baratos, os destaques foram para o tomate, feijão-carioca, hortaliças e batata-inglesa.

Segundo o IBGE, a queda nos preços de vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, ajudaram a segurar a inflação no mês. A redução no preço dos combustíveis também foi fator importante para a diminuição do acumulado. A gasolina, por exemplo recuou no país 2,80%, em média, em julho. Para este ano, a previsão dos analistas das instituições financeiras é de uma inflação abaixo do centro da meta central do governo, com uma taxa de 3,80%.

Leia também1 Receita libera consulta ao 3º lote do Imposto de Renda
2 Governo garante salário mínimo a pensionista
3 INSS começa a pagar 13º de benefícios no dia 26 de agosto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.