Indústria apresenta queda na produção e no emprego em abril
Neste ano, emprego ainda não cresceu de forma disseminada na indústria
Pleno.News - 17/05/2023 16h30 | atualizado em 17/05/2023 17h51
A produção industrial caiu na passagem de março para abril deste ano. O índice de evolução da produção ficou em 42,6 pontos, abaixo da linha de corte de 50 pontos que separa a queda do crescimento da produção. O índice é 2,2 pontos inferior à média para meses de abril, conforme a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta quarta-feira (17) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De acordo com o estudo, além da produção, o emprego industrial também registrou queda no mês passado. O índice de evolução do número de empregados foi de 48 pontos; 1,5 ponto menor em relação a março. O indicador, de acordo com a CNI, se mantém abaixo da linha de corte desde outubro de 2022, “o que mostra que há seis meses o emprego não cresce de forma disseminada na indústria”.
INTENÇÃO DE INVESTIMENTO TAMBÉM CAIU
A pesquisa mostra ainda que, em maio, a intenção de investimento apresentou queda de 0,7 ponto, alcançando 52,9 pontos. Em 2023, o índice, segundo a CNI, apresenta registros alternados de alta e baixa moderados.
– No entanto, a queda de maio, 0,7 ponto, foi um pouco mais intensa – apontou a pesquisa.
CNI DESTACA CENÁRIO DESFAVORÁVEL
– Todos os índices de expectativas recuaram em maio de 2023. O índice de expectativa de número de empregados recuou 0,6 ponto frente a abril, registrando 49,9 pontos. Esse resultado sinaliza para os próximos meses a estabilidade do número de contratações – destacou a CNI.
O índice de expectativa de quantidade exportada apresentou a maior queda mensal: recuo de 2,2 pontos, alcançando 50,2 pontos, praticamente sobre a linha divisória.
O índice de expectativa de demanda registrou 53,6 pontos, o que representa queda de 1,5 ponto frente ao mês anterior. Além disso, o índice de expectativa de compras de matérias-primas foi 51,7 pontos, resultado 1,4 ponto menor que em abril.
*Agência Brasil
Leia também1 XP Investimentos demite 782 funcionários no 1º trimestre
2 Ministro do Trabalho se junta a Lula e critica taxa de juros
3 Fernando Haddad pede ajuda aos EUA para socorrer Argentina
4 Quaest mostra rejeição de 86% do mercado financeiro a Lula
5 Folha critica Lula por tentar apoiar Argentina: "Calote amigo"