Leia também:
X Relator destina R$ 1,5 bi para Emprego Verde e Amarelo

Índice que mede confiança da indústria sobe em dezembro

Indicador é o melhor para o último mês do ano desde 2010

Paulo Moura - 18/12/2019 13h29

 

Confiança da indústria cresceu em dezembro Foto: Agência Brasil/Arquivo

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), dado que mede a confiança da indústria, cresceu 1,8 ponto em dezembro na comparação com novembro deste ano e fechou o mês em 64,3 pontos, o maior patamar para o último mês do ano desde 2010. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela medição, afirmou que a alta estimula decisões de investimento e produção e representa não só uma melhora momentânea na economia, mas uma tendência positiva. A informação foi divulgada pela Agência Brasil.

– Importante destacar que a confiança elevada está baseada não apenas nas expectativas para os próximos seis meses, mas também no sentimento de melhora da situação corrente – disse o economista da CNI Marcelo Azevedo.

Os indicadores do Icei vão de zero a cem pontos. Nos casos em que a pontuação está acima de 50, a leitura é de que os empresários da indústria estão confiantes. O indicador é composto por índices de Condições Atuais e de Expectativas. As condições atuais, com 58,1 pontos, inclusive, apresentaram a maior pontuação desde junho desde 2010, quando o número foi de 60,5. Para Marcelo Azevedo, o número reforça a percepção entre o empresariado da melhora na economia.

– Chama a atenção o posicionamento do índice de Condições Atuais, significativamente acima da linha divisória de 50 pontos, que reflete o sentimento de uma melhora da situação econômica atual bem disseminada entre os industriais – disse.

Leia também1 Anvisa aprova novas regras de gorduras trans em alimentos
2 Atividade econômica cresce 0,17% em outubro, diz BC
3 Agência eleva perspectiva de crédito da Petrobras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.