Leia também:
X Nascidos em julho podem sacar o auxílio nesta segunda-feira

Indicadores mostram melhora da Indústria em março, diz CNI

Levantamento da entidade mostra que todos os indicadores industriais tiveram alta no terceiro mês de 2021

Pleno.News - 10/05/2021 16h48 | atualizado em 11/05/2021 08h51

Após recuo, indicadores industriais mostram recuperação em março, diz CNI Foto: ANPr/Ricardo Almeida

Após recuar em fevereiro, o desempenho da atividade das fábricas brasileiras voltou a melhorar em março, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Levantamento da entidade mostra que todos os indicadores industriais tiveram alta em março.

O faturamento da indústria cresceu 2,2% em março, já considerando os efeitos sazonais nessa comparação – em fevereiro, houve uma retração de 3,3%. Em relação a março do ano passado – primeiro mês impactado pela pandemia de Covid-19 –, a alta nas vendas do setor foi de 12,7%. O faturamento do primeiro trimestre deste ano superou em 7,5% o desempenho do mesmo período de 2020.

– Os dados de março revertem parcialmente as perdas de fevereiro e mantêm a atividade industrial em patamar acima do pré-pandemia Na comparação com março de 2020, quando a indústria enfrentava a necessidade de paralisar suas operações por conta da pandemia, as altas da atividade são expressivas – disse o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria chegou a 81,1%, em comparação a 80,7%, em fevereiro, e 76,2%, em março do ano passado. Da mesma forma, as horas trabalhadas no setor cresceram 0,9% de um mês para o outro, mantendo-se em um nível superior ao registrado antes da pandemia.

Na comparação com o mesmo mês de 2020, o crescimento no tempo de trabalho é de 10,7%. No trimestre, a alta é de 6,5% em relação aos três primeiros meses do ano passado.

Com isso, as fábricas registraram crescimento no emprego pelo oitavo mês consecutivo, com alta de 0,3% em março. O indicador superou em 2,1% o nível do mesmo mês do ano passado. Na comparação trimestral, o crescimento de postos de trabalho na indústria neste ano é de 1,1%.

A massa salarial real da indústria aumentou 2,2% em março, em linha com o aumento de 2,1% no rendimento médio real dos trabalhadores do setor. Ainda assim, na comparação com março do ano passado, os indicadores registram quedas de 4,6% e 6,5%, respectivamente.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro quer isentar motos de pedágio: 'Já acertei com Tarcísio'
2 'Não existe orçamento secreto no governo Bolsonaro', diz Eduardo
3 PGR rejeita investigar Bolsonaro por cheques de Fabrício Queiroz
4 'Mini' apoiadora de Bolsonaro: "Quero ver Felipe Neto preso"
5 PDT envia ao STF mais uma notícia-crime contra Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.