Leia também:
X Veja o calendário de antecipação do 13° dos beneficiários do INSS

Guedes sobre guerra: ‘Sabemos como agir se crise se aprofundar’

Ministro afirmou que o governo está pronto para conter eventuais efeitos negativos do conflito entre Rússia e Ucrânia

Pleno.News - 18/03/2022 14h38 | atualizado em 18/03/2022 15h04

Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: ME/Ascom/Edu Andrade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a afirmar que o governo brasileiro está preparado para enfrentar os efeitos econômicos da guerra da Ucrânia. Segundo ele, o conflito tem afetado os preços dos grãos, dos fertilizantes e do petróleo. As declarações foram dadas durante uma palestra para empresários, em Fortaleza (CE).

– Toda hora tem uma bomba nova, mas sabemos como agir se a crise se aprofundar. Temos uma guerra dos grãos, dos fertilizantes e do petróleo. Mas estamos prontos para conter eventuais efeitos negativos para o Brasil – disse Guedes.

A primeira medida tomada por Guedes para conter os efeitos econômicos da guerra foi zerar as alíquotas do PIS/Cofins para os combustíveis. Um projeto de lei com essa medida foi aprovado pelo Congresso.

REDUÇÃO DO IPI
O ministro da Economia também disse que estuda ampliar a redução das alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Segundo ele, a ideia é passar de 25% para 35% a queda do tributo. Em 25 de fevereiro, ele afirmou que a redução de 25% de alíquotas do IPI beneficiária 300 mil empresas.

O ministro da Economia também garantiu que não haveria novas reduções de IPI neste e no próximo ano, justamente para não prejudicar a Zona Franca de Manaus.

– Não fosse a Zona Franca, a redução de IPI seria maior, certamente de 50%. Com respeitamos a Amazônia, foi só 25%. Isso tem que ser feito com muito cuidado, com uma a transição lenta e com mecanismos compensatórios para garantir a vantagem da Amazônia – acrescentou.

Na semana passada, o governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que o governo federal irá reeditar o decreto que reduziu o IPI em 25% e excluirá produtos fabricados na Zona Franca de Manaus da medida. A declaração foi feita após reunião com o presidente Jair Bolsonaro e com Guedes no Palácio do Planalto.

*AE

Leia também1 Daciolo: 'Bolsonaro, Lula e Moro são da Nova Ordem Mundial'
2 André Mendonça é eleito para ministro substituto do TSE
3 Sem avanço por terra, Rússia ataca a distância e atinge civis
4 Zambelli aciona MP por obras paralisadas no governo Doria
5 Países europeus querem indicar Zelensky ao Nobel da Paz

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.