Guedes nega que Brasil esteja desvalorizando o Real
Para o ministro da Economia, presidente dos EUA, Donald Trump, cometeu um "equívoco brutal" ao acusar o Brasil
Henrique Gimenes - 04/12/2019 16h45

O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou, nesta quarta-feira (4), a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil esteja desvalorizando o Real. A declaração foi dada durante uma entrevista ao site O Antagonista.
Na segunda-feira (2), Trump acusou o Brasil e a Argentina de desvalorizarem artificialmente suas moedas. Por isso, ele disse que iria tarifar o aço e o alumínio dos dois países. Para Guedes, no entanto, o presidente dos EUA cometeu um “equívoco brutal” e que o discurso acontece por causa da reeleição no ano que vem.
O ministro afirmou ainda que o brasileiro terá que se acostumar com o valor do dólar “um pouco mais alto”. Guedes ainda falou sobre a retomada da economia brasileira.
– O consumo subiu 0,8%, consumo privado, e investimentos subiram 2%, então o motor da retomada está sendo aumento do investimento privado (…) O interessante é que está bastante distribuído. Construção civil, por exemplo, é sempre onde a retomada começa primeiro. Grande empregador de mão de obra. Você vê que, a cada trimestre, desemprego cai ponto 2, ponto 3, dá mais de um milhão ao ano – apontou.
Leia também1 Bolsonaro nega que pretenda privatizar o Banco do Brasil
2 Para economistas, PIB ficará acima de 2% no ano que vem