Leia também:
X Pela 1ª vez em 33 anos, Copom reduz juros para 6% ao ano

Guedes diz que negociação de acordo com EUA já começou

Ministro participou de encontro com o secretário de comércio americano, Wilbur Ross

Henrique Gimenes - 31/07/2019 19h18

Ministro da Economia, Paulo Gudes, diz que Brasil já iniciou conversas com os EUA Foto: PR/Alan Santos

Após encontro com o secretário de comércio americano, Wilbur Ross, o ministro Paulo Guedes (Economia) anunciou nesta quarta-feira (31) que oficialmente foram iniciadas as negociações para um acordo comercial.

– O que era só um pensamento, agora é o seguinte: já estamos oficialmente começando as negociações com os Estados Unidos – explicou.

Guedes minimizou a preocupação de Ross, que, nesta terça (30), disse que o acordo bilateral depende do desfecho entre Mercosul e União Europeia. Os dois blocos concluíram as negociações em junho.

É possível conciliar acordos com o bloco europeu e com os americanos, avalia o ministro.

Segundo ele, o Brasil tomou uma decisão de elevar sua integração no mercado global e, num momento de guerras comerciais, isso coloca o país numa posição de interesse internacional.

– O Brasil entrou em campo. Então, vieram os americanos também conversar – apontou.

O governo brasileiro informou que buscará um acordo ambicioso e que envolva alterações nas tarifas de transações internacionais.

Os americanos, por exemplo, querem aumentar as vendas de etanol para o Brasil. Eles usam o milho como base de produção de etanol e isso torna a mercadoria mais barata.

Como contrapartida, Guedes citou que o Brasil pretende, então, aumentar as exportações de açúcar para os Estados Unidos. Assim, os empregos e a produção dos canaviais seriam mantidos ou até elevados.

– Para a gente poder abrir para eles entrarem com o etanol, o que é muito bom para o Brasil, porque chegam aqui 30% ou 40% mais barato que o nosso etanol, mas, por outro lado, a gente tem que usar nossa tecnologia flexível e colocar o açúcar lá – declarou o ministro.

Guedes também citou discussões para vendas de autopeças brasileiras e, em troca, os Estados Unidos poderiam ter mais mercado para trigo no Brasil.

Subsídio também deve ser um ponto a ser debatido, o que é considerado normal para a equipe econômica.

– Os ganhos são tão maiores que, quando a gente vai conversar os detalhes, os obstáculos, a gente vê como eles são menores – comentou Guedes.

Para um acordo que envolva tarifas comerciais, o Brasil precisaria do apoio do Mercosul.

Para um acordo sem mudanças nas tarifas, as tratativas seriam bilaterais e na área de facilitação de comércio, propriedade intelectual, telecomunicações e convergência de regulações.

O ministro reforçou que os Estados Unidos vão apoiar a entrado do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Por outro lado, o país comandado por Donald Trump defende mais diálogo com o Brasil na área de patentes e licenças.

– Existe um nível de aproximação que interessa aos dois lados – destacou.

Segundo Guedes, o governo americano estuda uma aliança estratégica para todo o continente americano, em vez do Nafta (Acordo Norte-Americano de Livre Comércio).

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro diz estar cada vez mais "apaixonado" por Trump
2 Bolsonaro deve formalizar indicação de Eduardo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.