Leia também:
X Zambelli ironiza a imprensa por criticar a “queda dos preços”

Guedes afirma que desemprego cairá para 8% antes de 2023

Ministro da economia pondera que a economia brasileira está à frente se comparada a alguns dos países mais desenvolvidos

Gabriel Mansur - 10/08/2022 15h31 | atualizado em 10/08/2022 19h09

Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atualmente em 9,3%, a taxa de desemprego pode cair para 8% antes do fim do ano, disse nesta quarta-feira (10) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele também prometeu crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

As declarações foram dadas na abertura do 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Brasília (DF).

– Antes de o ano acabar nós estamos descendo [a taxa de desemprego] para 8%. Vamos terminar o ano com o menor desemprego que já vimos nestes últimos 10, 15 anos – declarou.

Ainda segundo o ministro, o Brasil está entrando num longo ciclo de investimentos. Ele pondera que a economia brasileira está à frente se comparada a alguns dos países mais desenvolvidos, que, segundo ele, estão entrando em recessão. Para Guedes, a economia nacional também está melhor do que a de vizinhos latino-americanos, que estão “desmanchando”, nas palavras do ministro.

– Tem uma avalanche de investimentos vindo para o Brasil. É claro que, se fizer muita besteira, destrói, mas o Brasil não depende mais de governo para fazer investimento. O Brasil está em um longo ciclo de crescimento. Criamos um ambiente de negócios que já tem contratos de R$ 890 bilhões. É 10 vezes o que um ministro investe – ressaltou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a taxa de desemprego atingiu, no trimestre encerrado em junho, o menor nível para o período em sete anos. Guedes atribuiu parte da recuperação do mercado de trabalho à melhoria do ambiente de negócios, com a redução da burocracia.

Leia também1 BNDES leiloará antiga sede, com lance mínimo de R$ 112 milhões
2 Barroso diz a Moraes não querer conciliação com Magno Malta
3 Michelle Bolsonaro: "Eu nunca tive conta no Twitter"
4 Moraes será relator do processo de candidatura de Bolsonaro
5 Bolsonaro diz que Lula é "um bêbado que quer dirigir o Brasil"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.