Leia também:
X Brasil e Argentina vão assinar acordo de livre comércio

Governo vai diminuir número de ministérios, diz jornal

Ministro Paulo Guedes quer também fazer mudanças na estabilidade dos servidores públicos

Pedro Ramos - 06/09/2019 15h50 | atualizado em 06/09/2019 15h55

Ministro Paulo Guedes Foto: Agência Brasil/José Cruz

O jornal O Globo informou que o governo federal está planejando diminuir o número de ministérios: Turismo, Direitos Humanos e Desenvolvimento Regional estariam na mira. Quem está na frente do processo é a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e deve acontecer até o fim do ano.

O ministério do Turismo, de acordo com o jornal, será incorporado a pasta do Meio Ambiente, enquanto Marcelo Álvaro Antônio, que está envolvido no escândalo de candidaturas laranjas, perderia o status de ministro. Direitos Humanos seria incorporado ao da Cidadania e o do Desenvolvimento Regional ao da Infraestrutura. Esses dois últimos ainda não se sabe quem os comandariam.

Secretarias e órgãos ligados à Presidência da República e que têm status de ministério, como o da Secretaria-Geral, da Secretaria de Governo e do Gabinete de Segurança Institucional, também devem perder o status.

A mudança é um desejo do ministro da Economia, Paulo Guedes, que quer a diminuição do número de pastas de 22, como é atualmente, para 15. Junto com essa reforma administrativa, existe um projeto de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que mudaria as regras de estabilidade de servidores públicos, mas ainda sem consenso se atingirirá os servidores da ativa ou somente os novos concursados.

Leia também1 Witzel é chamado de fascista e responde: "Maconheiro"
2 Plácido Domingo é alvo de novas acusações de abuso
3 Maria do Rosário discute e é chamada de 'Maria do Barraco'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.