Governo reduz o imposto de importação de eletroeletrônicos
Redução de 10% na alíquota também atinge máquinas e equipamentos
Henrique Gimenes - 17/03/2021 16h48 | atualizado em 17/03/2021 17h34
O governo federal decidiu reduzir em 10% os impostos de importação de eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos. A redução na alíquota foi anunciada pelo Ministério da Economia e irá atingir bens utilizados em todos os setores da economia do país.
Entre os produtos beneficiados pela decisão do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex) estão celulares, computadores, equipamentos médicos, guindastes, máquinas para panificação e outros.
De acordo com o Ministério da Economia, “a medida beneficia o consumidor brasileiro e os pequenos e médios empresários, com a redução de tarifas de importação de produtos como aparelhos celulares e notebooks, de 16% para 14,4%, e de equipamentos médicos de raio-X e microscópios óticos, de 14% para 12,6%”.
Com a iniciativa, o governo espera reduzir o preço final de produtos importados no mercado interno e, com isso, aumentar a produtividade no país. A medida deve ser publicada no Diária Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18).
Leia também1 'Preço de alimentos cresceu e não foi por imposto estadual'
2 Guedes discute com CCJ sobre reforma administrativa
3 Guedes diz que Bolsonaro é um "fenômeno político"
4 Maioria irá receber R$ 150 do novo auxílio, afirma jornal
5 Paulo Guedes: 'Já queria ter me vacinado, acho ótimo'