Leia também:
X O plano de Paulo Guedes para facilitar as contratações

Governo prevê contratar mais de 35 mil servidores em 2020

Projeto será encaminhado para o Congresso Nacional

Ana Luiza Menezes - 04/09/2019 17h20

Esplanada dos Ministérios, Brasília Foto: Reprodução

De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2020), o funcionalismo público federal poderá contratar até 32.553 servidores, além de criar outras 2.926 vagas, totalizando 35.479 novas contratações. A proposta foi encaminhada pelo governo para o Congresso Nacional, que analisa o texto cujo conteúdo poderá ser modificado antes de aprovado.

A previsão é que aconteça o preenchimento de 117 cargos no Poder Legislativo, 4.324 no Poder Judiciário e 30.335 no Poder Executivo. Dos cargos que poderão ser preenchidos, 30,3 mil são relacionados ao Executivo.

Se o projeto for autorizado, Universidades e institutos federais poderão chamar 19,5 mil servidores. Exército, Marinha e Aeronáutica poderão ter até 1.801 contratações.

Porém, não há garantias que o Ministério da Economia faça as contratações, uma vez que a equipe do presidente Jair Bolsonaro já sinalizou que não haverá concursos no ano que vem. Apesar disso, vários órgãos indicaram a necessidade de novos concursos.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente. Sua meta é apontar prioridades do governo para o próximo ano.

Leia também1 O plano de Paulo Guedes para facilitar as contratações
2 Jair Bolsonaro pode apoiar flexibilização do teto de gastos
3 Relator propõe mudanças na reforma da Previdência. Veja

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.