Leia também:
X Fé! Pastor italiano prega da janela de casa para vizinhos

Governo pedirá que Congresso reconheça calamidade pública

Com a medida, União não será obrigada a cumprir o teto de gastos este ano

Henrique Gimenes - 17/03/2020 21h41 | atualizado em 17/03/2020 21h45

Congresso Nacional do Brasil Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O governo federal irá pedir ao Congresso Nacional que reconheça Estado de Calamidade Pública no país até o dia 31 de dezembro deste ano. A medida ocorre em razão da epidemia de coronavírus pela qual o Brasil passa.

Caso o Congresso aceite o Estado de Calamidade Pública, a União não precisará atingir a meta fiscal deste ano. O valor determinado no Orçamento foi de um deficit de até R$ 124,1 bilhões.

Em nota, o governo federal reassumiu “seu compromisso com as reformas estruturais necessárias para a transformação do Estado brasileiro, para manutenção do teto de gastos como âncora de um regime fiscal que assegure a confiança e os investimentos para recuperação de nossa dinâmica de crescimento sustentável”.

Leia a nota completa:

Em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação, o Governo Federal solicitará ao Congresso Nacional o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública. A medida terá efeito até 31 de dezembro de 2020.

O reconhecimento do estado de calamidade pública tem suporte no disposto no art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o qual dispensa a União do atingimento da meta de resultado fiscal prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, em consequência, da limitação de empenho prevista na LRF.

O Governo Federal reafirma seu compromisso com as reformas estruturais necessárias para a transformação do Estado brasileiro, para manutenção do teto de gastos como âncora de um regime fiscal que assegure a confiança e os investimentos para recuperação de nossa dinâmica de crescimento sustentável.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

Leia também1 Estado do Rio desmente morte por Covid-19 no interior
2 Bolsonaro fala em ajuda para trabalhadores informais
3 Ambev irá produzir álcool em gel e doar a hospitais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.