Leia também:
X Lula diz que demitirá militares de cargos comissionados

Governo não recebeu mensagem de Pires sobre a Petrobras

Informação foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia

Pleno.News - 04/04/2022 15h56 | atualizado em 04/04/2022 17h28

Adriano Pires foi indicado para a presidência da Petrobras Foto: Pedro França/Agência Senado

Nesta segunda-feira (4), o Ministério de Minas e Energia informou, em nota, que o governo não recebeu “nenhum comunicado oficial do senhor Adriano Pires” sobre a Petrobras. A informação foi divulgada após a notícia de que o economista havia desistido de assumir a Presidência da empresa.

Adriano Pires foi indicado pelo governo na semana passada e iria assumir o comando da empresa no lugar de Joaquim Silva e Luna. No entanto, de acordo com a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, ele mudou de ideia.

Os motivos da desistência seriam possíveis conflitos de interesse que ele enfrentaria na Petrobras. Entre os clientes de Pires estariam o empresário de distribuidoras de gás, Carlos Suarez; a Abegás, associação do setor de gás; a Compass, concessionária de gás do empresário Rubens Ometto; e diversas outras empresas da área.

Segundo a colunista, Pires teria dito a pessoas próximas, desde este domingo (3), que cogitava desistir do cargo. O economista só teria descoberto depois de aceitar a indicação que a política de integridade da Petrobras não permite que seus executivos tenham parentes comercialmente ligados a concorrentes e parceiros comerciais.

Para assumir a presidência da petroleira, o economista e consultor estava passando as ações de sua consultoria para o filho, Pedro. Com isso, na prática, não seria possível atender ao requisito da política da Petrobras.

Leia também1 Adriano Pires desiste de assumir cargo de presidente da Petrobras
2 "Mudar política de combustíveis na marra é difícil", diz Mourão
3 Presidente do Flamengo abre mão de indicação para Petrobras
4 Mourão sobre indicado para Petrobras: "Não vai mudar nada"
5 Lula compara Petrobras a Jesus e diz que empresa foi crucificada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.