Leia também:
X Mudanças na CLT permitirão pagamento de salário-hora

Governo vai liberar saque do PIS-Pasep a idosos

Saques do benefício começariam em outubro de 2017

Camille Dornelles - 23/08/2017 12h22 | atualizado em 25/08/2017 14h23

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que governo estuda saque das contas por idosos Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Durante participação no Congresso Aço Brasil, em Brasília, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o governo federal estuda a possibilidade de liberação do saque do fundo PIS-Pasep por idosos. Na tarde desta quarta-feira (23), o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, confirmou a liberação do saque.

Até agora, os participantes só poderiam retirar o benefício em caso de aposentadoria, invalidez, doença grave (câncer e Aids, por exemplo), portador de deficiência, morte (pago aos dependentes) ou após completar 70 anos.

Com a nova liberação, o dinheiro vai chegar mais cedo: homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 poderão retirar o montante, desde que tenham contribuído até 4 de outubro de 1988. Serão 7,8 milhões de pessoas beneficiadas.

No total, as contas acumulam cerca de R$ 16 bilhões, mas o ministro afirmou que ainda não é possível estipular quanto disso será injetado na economia. A proposta está sendo estudada pelo presidente Michel Temer.

A medida vem após a liberação do saque de contas inativas do FGTS que resgatou R$ 44 bilhões, segundo a Caixa Econômica Federal, e deve melhorar o PIB de 2017, que sofreu retração no último trimestre.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.