Leia também:
X Moraes nega vínculo de emprego entre motorista e aplicativo

Governo cortará impostos para tentar baratear preços de carros

Desconto será aplicado por tempo limitado no IPI e no PIS/Cofins

Pleno.News - 25/05/2023 15h22 | atualizado em 25/05/2023 15h38

Governo tenta baratear preços de carros Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou, nesta quinta-feira (25), medidas tributárias que o governo irá implementar para tentar baratear o preço dos carros no Brasil.

Após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representantes da indústria, Alckmin afirmou que a União promoverá um desconto por tempo limitado no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins).

De acordo com o ministro, essa redução vai possibilitar um desconto no valor dos carros que irá variar de 1,5% até 10,79%. Alckmin ponderou, contudo, que a Fazenda pediu 15 dias para estabelecer como se darão esses descontos. O impacto fiscal ainda não foi calculado, porque a duração da medida de incentivo ainda está em aberto.

Segundo Alckmin, os descontos abrangerão veículos com valor final de até R$ 120 mil e terão como base três fatores: o preço atual do veículo, a emissão de poluentes e a cadeia de produção.

No quesito preço, quanto mais barato for o carro, maior será o desconto tributário. Já nos poluentes, o ponto de avaliação será relacionado a quanto mais limpo for o motor e o processo produtivo. Por fim, na cadeia de produção, o desconto vai variar de acordo com a proporção de peças e acessórios do veículo que forem produzidos no Brasil.

*Com informações AE

Leia também1 Petista vira piada após dizer que "agro não produz arroz"; veja
2 Nikolas Ferreira rebate petistas na CPMI e é aplaudido
3 Lula almoçou com Moraes para definir novos ministros do TSE
4 Rede TV! processa Bandeirantes por plágio em quadro de humor
5 Mãe de Jeff Machado desabafa sobre crime: 'Morte tão macabra'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.