Leia também:
X Conta de luz continua na bandeira verde em agosto

Governo corta IPI de produtos de fora da Zona Franca de Manaus

Corte de impostos deve ter efeito sobre 4 mil produtos não fabricados na capital amazonense

Pleno.News - 31/07/2022 10h11 | atualizado em 01/08/2022 13h14

Ministério afirmou que o novo decreto preserva a competitividade dos itens da Zona Franca Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

O governo federal oficializou a redução de 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre produtos não fabricados na Zona Franca de Manaus. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. O texto ainda traz redução adicional do IPI incidente sobre automóveis, de 18% para 24,75%.

– A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados – diz o Ministério da Economia.

O corte de impostos deve ter efeito sobre 4 mil produtos não fabricados na Zona Franca de Manaus. Na região são produzidos eletrodomésticos, veículos, motocicletas, bicicletas, TVs, celulares, aparelhos de ar-condicionado e computadores, entre outros itens.

O Ministério da Economia afirma que o novo decreto preserva a competitividade dos itens da Zona Franca. O governo optou pelo novo decreto para resolver um imbróglio jurídico envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF). Em fevereiro, o Executivo fez uma primeira redução de 25% no tributo, valendo para todos os produtos.

À época, representantes e políticos ligados à Zona Franca de Manaus reclamaram que, como os produtos feitos no local são livres do imposto, houve perda de competitividade ao reduzir a tributação no restante do país.

Em abril, o governo ampliou em mais 10 pontos porcentuais o corte, deixando de fora da redução adicional produtos que são feitos também na Zona Franca. Em maio, no entanto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o segundo decreto, atendendo a pedido do Solidariedade.

*AE

Leia também1 RJ: Mesmo inelegível, Witzel é escolhido candidato ao governo
2 Justiça decreta preventiva de pai que manteve família em cárcere
3 Projeção aponta divisão do tempo do horário eleitoral
4 Ciro: "Gabinete de ódio do PT é um dos mais execráveis"
5 Nunes Marques será relator da ação de Mercury contra Eduardo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.