Leia também:
X Brasil gera 324 mil empregos formais no mês de novembro

Governo avalia se vai ingressar com processo contra Itapemirim

Procon de São Paulo avalia que 133 mil passageiros foram afetados pela suspensão das operações da empresa

Paulo Moura - 23/12/2021 11h03 | atualizado em 23/12/2021 11h24

Airbus A320 da companhia aérea Itapemirim Foto: Divulgação/Itapemirim

Em meio à crise envolvendo a suspensão das operações da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), o Ministério da Justiça recebeu nesta quarta-feira (22) um plano de melhoria enviado pela companhia aérea e agora deve analisar os dados para decidir se vai ingressar ou não com um processo administrativa contra a empresa.

A ITA tinha 24 horas para enviar à Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça, uma proposta que conseguisse atender ao prejuízo causado aos clientes afetados pela suspensão de suas operações. Desde outubro, a empresa teve três encontros com a Senacon e não teria avisado que a situação poderia chegar ao ponto em que está atualmente.

– A empresa não oficiou a Senacon previamente sobre a situação. Tivemos três reuniões e não houve nenhum tipo de indicativo [de] que isso iria acontecer – disse Lilian Brandão, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

As reuniões em questão foram solicitadas pela própria pasta, que havia detectado aumento de reclamações de clientes sobre atrasos e cancelamentos de voos. A empresa começou a operar em junho, vendendo passagens mais baratas do que a concorrência.

De acordo com o Procon de São Paulo, ao menos 133 mil passageiros foram afetados pelo problema. Em comunicados anteriores, a ITA lidava com um número de 46 mil passageiros. A empresa, por sua vez, diz que atendeu a 25 mil pessoas com reacomodação ou reembolso nos dois primeiros dias úteis.

Leia também1 Depois de PSB e Solidariedade, PV tenta filiar Geraldo Alckmin
2 Brasil gera 324 mil empregos formais no mês de novembro
3 Governo recupera R$ 6,9 bilhões em auxílio pago indevidamente
4 Governo federal fecha o ano de 2021 com 108 obras entregues
5 "Flordelis oscila entre esperança e fundo do poço", diz advogada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.