Leia também:
X Justiça de São Paulo decreta falência da Livraria Cultura

ICMS: Fux decide por cobrança sobre distribuição de energia

Decisão ocorreu nesta quinta-feira

Pleno.News - 10/02/2023 09h38 | atualizado em 10/02/2023 11h17

Luiz Fux Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Nesta quinta-feira (9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux decidiu suspender mudanças na base de cálculo do ICMS, imposto estadual, sobre energia elétrica. Pela decisão, fica mantida a cobrança do tributo sobre as tarifas de distribuição e transmissão e encargos setoriais vinculados às operações de energia, além da incidência sobre a parcela efetivamente consumida.

A alteração na base de cálculo do imposto, para que alguns dos componentes da tarifa não sejam tributados, foi aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado, por meio da Lei Complementar 194. A legislação também determina que os estados estabeleçam um teto para a alíquota do ICMS sobre energia elétrica, combustíveis e outros itens enquadrados como serviços essenciais.

Fux entendeu, no entanto, que a União pode ter exorbitado seu poder constitucional, já que os estados têm competência tributária para decisões sobre o ICMS ao definir os elementos que compõem a base de cálculo do tributo.

– Exsurge do contexto posto a possibilidade de que a União tenha exorbitado seu poder constitucional, imiscuindo-se na maneira pela qual os estados-membros exercem sua competência tributária – escreveu.

O ministro cita ainda os dados apresentados sobre os prejuízos que a alteração pode ter aos cofres estaduais. Segundo a decisão, a estimativa é que a cada seis meses, os estados deixem de arrecadar, aproximadamente, R$ 16 bilhões. O que também poderia repercutir na arrecadação de municípios, já que a Constituição determina que 25% da receita arrecadada com ICMS deva ser repassada às prefeituras.

*AE

Leia também1 STF tem maioria para derrubar lei que proíbe linguagem neutra
2 STF irá decidir sobre linguagem neutra nas escolas nesta sexta
3 Lula chega aos EUA, mas não conversa com a imprensa
4 Partido de Flávio Dino quer pedir a cassação de Sargento Fahur
5 Fahur desafia Flávio Dino: "Vem buscar minha arma, seu m****"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.