Frente Nacional dos Prefeitos tem proposta de desoneração da folha
Iniciativa foi apresentada após governo restabelecer a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores econômicos
Pleno.News - 29/02/2024 21h02 | atualizado em 01/03/2024 11h19
A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) divulgou nota, nesta quinta-feira (29), propondo que a desoneração da folha de pagamentos dos municípios seja realizada de forma escalonada. A proposta da Frente ocorre após recente decisão do governo, que restabeleceu nesta semana a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores econômicos.
O governo, no entanto, manteve o trecho da decisão que tratava da reoneração da folha dos municípios.
O escalonamento de alíquotas proposto se daria, segundo a FNP, em função da Receita Corrente Líquida (RCL) per capita de cada município, com uma maior desoneração para os municípios com RCL per capita menor.
– A proposta de contemplar linearmente apenas os municípios de até 156,2 mil habitantes, com a redução de alíquota de 20% para 8%, e alijar os demais, é inconstitucional e injusta – disse a entidade em nota, acrescentando que a RCL per capita identifica se os territórios são subfinanciados, independentemente do porte das cidades.
Segundo a Frente, a proposta de escalonamento deverá ser tratada em instâncias técnicas do Conselho da Federação, antes de ser enviada ao Congresso Nacional.
*AE
Leia também1 PF indicia Zambelli e hacker por "invasão" ao sistema do CNJ
2 STF poderá decidir sobre o tempo de gestação para fazer aborto
3 Senadores teriam mandato de 10 anos em novo Código Eleitoral
4 Eduardo Bolsonaro cita carta de Lula a evangélicos sobre aborto
5 Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024