Leia também:
X Guedes anuncia privatização de 17 empresas até fim do ano

Financiamento de jatinhos não ajudou a economia do país

Estudo do Ipea revelou piora por conta dos empréstimos

Ana Luiza Menezes - 21/08/2019 16h57 | atualizado em 21/08/2019 17h58

João Doria, Claudia Leitte e Luciano Huck estão entre nomes divulgados em lista de financiamento de jatinhos pelo BNDES Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) não teve efeitos bons efeitos e pode ter ajudado a piorar a economia do Brasil. O resultado foi registrado pelo portal UOL.

O estudo do Ipea foi elaborado no ano passado, mas veio à tona após o embate entre o presidente Jair Bolsonaro e o apresentador Luciano Huck. O PSI viabilizou transações como o financiamento de aviões da Embraer, com taxas subsidiadas pelo governo.

Para o Ipea, o programa de empréstimo, pode ter contribuído para causar uma crise econômica, visto que houve “distorções na alocação do capital”. Criado em 2009, o PSI financiou, até o ano de 2014, 134 aeronaves, com taxas menores do que as do mercado, pois o governo bancava a diferença.

Entre os beneficiários apareceram empresários, banqueiros e aristas. Entre os nomes mais conhecidos da lista, divulgada pelo BNDES, apareceram o governador de São Paulo, João Doria, o apresentador Luciano Huck e a cantora Claudia Leitte, entre outros.

Leia também1 Financiamento de avião foi 'transparente', afirma Huck
2 João Doria admite ter usado BNDES para comprar jatinho
3 BNDES: Claudia Leitte surge em lista de compra de jatinhos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.