Fim da taxa das blusinhas “sabota economia nacional”, diz Fiesp
Entidade pede que Congresso "devolva" a Medida Provisória
Pleno.News - 13/05/2026 10h56 | atualizado em 13/05/2026 13h37

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), criticou, em nota, o anúncio do fim da chamada “taxa das blusinhas”.
A entidade defende que a presidência do Congresso devolva a Medida Provisória (MP) do governo que isenta de impostos o e-commerce internacional.
– A medida, se mantida, gera uma concorrência desleal que destrói empregos no Brasil e sabota a economia nacional – afirmou a Fiesp.
Na noite desta terça-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma MP que zera o tributo federal da “taxa das blusinhas”, um imposto federal sobre mercadorias importadas de até 50 dólares (aproximadamente R$ 247). A medida ocorre a cinco meses das eleições.
*AE
Leia também1 MPT abre investigação contra Zema sobre trabalho infantil
2 Empresa acusa desembargador de ganhar quadriciclo por decisão
3 Relator da Dosimetria diz estar 'confiante' após falar com Moraes
4 TSE passa a ser comandado por Nunes e Mendonça
5 Petista aciona PGR após apoio de Michelle e Cleitinho à Ypê



















