Leia também:
X Maia diz que só reformas não bastam para conter crise

Faturamento e empregos no turismo crescem em 2019

Setor teve alta de 163% na geração de postos de trabalho no último ano

Paulo Moura - 10/03/2020 10h38 | atualizado em 10/03/2020 10h58

Setor de turismo teve forte crescimento em 2019 Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica

O ano de 2019 foi amplamente positivo para o setor de turismo no Brasil. A constatação veio através do ICV-Tur, índice da pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apontou um aumento de 2,2% no faturamento do setor em comparação com 2018. Com R$ 238,6 bilhões arrecadados, o desempenho foi o melhor desde 2017.

Além do faturamento, o turismo também apresentou forte alta no número de empregos, com a criação de 35.692 novos postos de trabalho. O número representa uma alta de 163,6% em relação às vagas criadas em 2018. Atualmente, são 2,9 milhões de trabalhadores no setor, sendo 67% nas atividades de hospedagem e alimentação.

– Os resultados alcançados apenas reafirmam todo o potencial para geração de empregos e renda do nosso segmento. O Ministério do Turismo, seguindo a política do governo do presidente Jair Bolsonaro, tem adotado uma série de medidas para tirar o peso do Estado das costas do empresário e, assim, possibilitar que melhores condições sejam oferecidas aos turistas – disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, afirmou que, em 2019, o setor acompanhou a recuperação da economia do País.

– Como previsto, o faturamento do turismo acompanhou os indicativos de alta em 2019, em sinergia com a performance esperada para a economia – destacou.

Leia também1 Moro quer aumento de pena para agressores de mulheres
2 MP: Reaberta, Av. Niemeyer não teve reparos concluídos
3 RJ: MP e Polícia Civil apuram irregularidades na Riotur

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.