Leia também:
X Governador da Bahia confirma negociação com chinesa BYD

“Faço pouca coisa e levo crédito demais”, diz Campos Neto

Presidente do BC diz que a autoridade monetária é muito "personificada"

Pleno.News - 27/02/2023 12h52 | atualizado em 27/02/2023 16h04

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira (27), que o dirigente da autoridade monetária no Brasil é muito personificado.

– Faço pouca coisa e levo crédito demais – disse durante evento do IDP Summit, ao emendar que grande parte das coisas são feitas pelos funcionários do BC.

Em relação ao papel do Comitê de Política Monetária (Copom), Campos Neto disse ter pendurado um quadro no órgão indicando que autoridade do argumento vale mais do que argumento da autoridade. O presidente do BC afirmou ainda que cada dia é um dia ao ser questionado sobre como é a rotina de um presidente da autoridade monetária.

Nas últimas semanas, Campos Neto virou alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliados políticos pela alta nas taxas de juros e pela meta de inflação que vigoram no país.

Os ataques à política monetária foram personificados na figura do presidente do BC, que concedeu, inclusive, uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, para esclarecer o papel da entidade e distanciar sua imagem das decisões institucionais do Banco Central.

Durante a palestra, ao ser questionado sobre o SAMBA, modelo macroeconômico nacional usado pela instituição, Campos Neto afirmou que este é apenas um de vários modelos utilizados pelo Banco Central.

– SAMBA é um dos modelos. Mas temos vários tipos de modelos. Temos modelos agregados, modelos mais setoriais, modelos mais amplos – disse.

– Lembrando que nossos modelos são bastante transparentes – emendou, ao reforçar que o método pode ser replicado por economistas do mercado.

Campos Neto chegou no domingo (26) de uma viagem a Bangalore, na Índia, para participar da reunião financeira das 20 maiores economias do mundo (G20). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi ao evento.

*AE

Leia também1 Gleisi: "BC tem de mudar política monetária pelo bem do país"
2 Nome preferido do PT para o BC já confessou crime milionário
3 Flávio Bolsonaro: "Briga de Lula com o BC ameaça os pobres"
4 Analista da CNN diz que subsídio da gasolina não afeta pobres
5 Lula se reúne com Haddad para debater preço de combustíveis

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.