Exportadores de café apontam piora após redução de tarifaço
Houve redução da taxa global, mas EUA mantiveram sobretaxa para Brasil
Pleno.News - 15/11/2025 13h04 | atualizado em 19/11/2025 17h10

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a modificação de tarifas agrícolas, segundo documento publicado pela Casa Branca nesta sexta-feira (14). De acordo com a publicação, carne bovina de alta qualidade e café estão entre as isenções tarifárias americanas.
A redução da taxa global foi de 10% para cerca de 200 produtos. No entanto, os EUA mantiveram a sobretaxa de 40% ao Brasil.
O diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, disse que “piorou para o Brasil”. Ele deu declarações ao portal G1, de quem são as informações.
– Melhorou para os nossos concorrentes e piorou para o Brasil – comentou.
O café brasileiro vai passar a ser taxado em 40% nos EUA, enquanto os produtos dos principais concorrentes, como a Colômbia e o Vietnã, tiveram a sua tarifa zerada, conforme explicou Matos.
– Muitos já tinham acordo bilateral formado, outros estavam com 10% como a Colômbia e a Etiópia – disse.
O presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, também fez uma avaliação negativa:
– [A taxa de] 40%, se ficar, continua proibitiva e não muda nada. O Brasil continua totalmente fora do jogo.
Leia também1 Senador Izalci Lucas dispara: "Onde tem PT, tem corrupção"
2 PF indicia Silvio Almeida por suspeita de importunação sexual
3 Ministério revoga renovação de rádio de oposição a Alcolumbre
4 Flávio Dino ganha presente de Romário: "Recebi com alegria"
5 Trump reduz tarifa de 10% para alguns produtos brasileiros



















