Ex-chefe do BC diz que início de Lula é “muito preocupante”
Pérsio Arida disse que críticas do petista ao Banco Central criam turbulência no mercado
Paulo Moura - 06/06/2023 11h56 | atualizado em 06/06/2023 13h01
Ex-presidente do Banco Central (BC), o economista Pérsio Arida demonstrou preocupação com os primeiros meses do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sob o ponto de vista econômico. A declaração foi feita em uma entrevista concedida por Arida ao jornal Valor Econômico. Durante as eleições de 2022, o ex-chefe do BC apoiou a candidatura do petista.
– Do ponto de vista econômico, a evolução dos primeiros meses é muito preocupante. Não muda em nada a minha avaliação sobre o apoio que dei ao presidente Lula, porque foi um apoio pensando na democracia, nos direitos humanos, na agenda ambiental, muito mais do que na economia – apontou.
Arida também disse que o começo da terceira gestão de Lula tem sido marcado por decisões que “vão na contramão do que o Brasil precisa”, como, por exemplo, a revisão do Marco do Saneamento, os ataques ao Banco Central e os questionamentos sobre a Lei das Estatais.
Sobre os ataques de Lula ao BC, o ex-presidente da autarquia disse que a postura do petista só cria mais turbulência nos mercados e que não auxilia no controle da inflação. Para o economista, o chefe do Executivo e seus ministros não podem colocar uma pressão política na instituição.
– Claro que o presidente Lula pode falar. Ele foi eleito. Os ministros foram indicados por ele e também podem falar o que quiser. O que não pode é colocar uma pressão política, ameaçar a institucionalidade do Banco Central. É pernicioso ao país – completou.
Leia também1 Por Maduro e Zanin, deputado pede impeachment de Lula
2 CPMI: Cinco serão convocados e Flávio Dino, convidado
3 Ciro Nogueira diz que PP apoia reeleição de Nunes em São Paulo
4 Explosão em barragem de usina na Ucrânia inunda cidade
5 CPMI do 8 de janeiro se reúne para discutir plano de trabalho