Estados pressionam para receber recursos do pré-sal
Fórum Nacional de Governadores enviou carta ao presidente Jair Bolsonaro
Ana Luiza Menezes - 09/12/2019 15h41

Por meio de uma carta enviada ao presidente Jair Bolsonaro, o Fórum Nacional de Governadores pediu o repasse, de forma antecipada, dos R$ 5,3 bilhões referentes ao bônus de assinatura pelo megaleilão do pré-sal realizado no início de novembro. O documento foi assinado pelo coordenador do fórum, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Os governadores alegaram que o recurso apresenta “inestimável relevância” para o pagamento do 13º salário dos servidores dos Estados. A informação é do Estadão.
Segundo as regras do leilão, as empresas vencedoras têm até o dia 27 de dezembro para pagar os bônus de assinatura à União. Os valores devem ser repassados à Petrobrás, Estados e municípios. O objetivo dos governadores é receber os valores entre os dias 10 e 20 deste mês. O governo federal arrecadou R$ 69,96 bilhões com a concessão de duas das quatro áreas ofertadas no megaleilão.
O Ministério da Economia informou que se as empresas só realizarem o pagamento no fim do prazo, a verba só será repassada aos governadores no dia 31 de dezembro.
Leia também1 Bolsonaro afirma que preço da carne deve cair em breve
2 Alerta do IDH: Desigualdade no Brasil é a 2ª pior do mundo
3 Receita Federal libera consulta ao último lote do IRPF 2019