Leia também:
X General Motors vai paralisar fábrica de São José dos Campos

Estados aprovam alíquota de 17% de ICMS em compras online

Nova alíquota deve afetar varejistas internacionais, como a Shein, a Shopee e a AliExpress

Paulo Moura - 02/06/2023 14h53 | atualizado em 02/06/2023 16h31

Estados deliberaram sobre alíquota que pode afetar a Shein Foto: EFE/Luis Millán

Em decisão tomada por unanimidade, o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) aprovou a adoção uma alíquota única de 17% para o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as compras feitas em plataformas online de varejistas internacionais, como a Shein, a Shopee e a AliExpress.

Na definição, tomada pelo Comsefaz na última terça-feira (30) e oficializada ao Ministério da Fazenda nesta quinta (1°), o ICMS das compras online de varejistas internacionais deve passar a ter uma alíquota comum e não mais uma variação de estado para estado, como é feito atualmente. Os 17% foram escolhidos por serem a “menor alíquota modal” aplicável no país.

Para que passe a valer, a medida ainda precisa ser ratificada em decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão colegiado que é presidido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e que possui representantes de todas as unidades da federação. O conselho já foi comunicado sobre a decisão do Comsefaz.

A escolha de uma alíquota uniforme do ICMS por parte dos estados era considerada uma etapa necessária para a implementação do chamado plano de conformidade do governo federal com os e-commerces globais – principalmente sites chineses, que possuem grande popularidade no Brasil, como a Shein.

Recentemente, a Receita Federal chegou a anunciar que acabaria com a isenção de até 50 dólares (R$ 248 na cotação atual) no Imposto de Importação recolhido na venda entre pessoas físicas. No entanto, após sofrer forte pressão, o governo desistiu da medida e resolveu fechar um plano com as varejistas para garantir o recolhimento correto dos tributos.

Leia também1 Haddad diz que governo pode rever Imposto de Importação
2 Haddad diz que recuo da Shein motivou mudança sobre isenção
3 Procuradora que reclamou de salário ganhou R$ 667 mil anual
4 Notícia sobre criança de 2 anos presa na Coreia do Norte é real
5 Para aliados de Arthur Lira, STF é "extensão do governo Lula"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.