Leia também:
X Curso de inglês contrata professores em cinco estados

Vejas as vantagens de trabalhar em um coworking

Economia e networking estão entre os pontos citados por quem usa esses espaços

Jade Nunes - 09/11/2017 14h42 | atualizado em 09/11/2017 14h52

Os espaços de coworking no Brasil estão em ritmo crescente. A terceira edição do Censo Coworking Brasil aponta que em 2017 os espaços de trabalho compartilhados crescerem 114% em relação a 2016. Mas por que tantos profissionais estão apostando nesse modelo?

Bruna Nogueira, COO (sigla em inglês para diretor de operação) da Ahoy!Berlin, que fica em São Paulo, aponta quatro fatores que podem influenciar a escolha:

1° – Possibilita conhecer profissionais de diferentes áreas e fazer networking, assim como brainstorm;
2° – Os espaços costumam ser bem localizados, normalmente em grandes centros urbanos, e possuem uma estrutura inovadora e moderna;
3° – Flexibilidade. O profissional pode mudar de sede sem ter que enfrentar burocracia, assim como alugar uma sala por apenas alguns dias da semana;
4° – O espaço de coworking é menos custoso em relação a um escritório tradicional.

A crise econômica é indicada como um dos motivos para que a procura, e oferta, por esses espaços tenha crescido tanto. A própria Ahoy!Berlin, hoje, possui 15 empresas que usam o local.

Os ramos das companhias, porém, são diferentes. Vão de Big Data e design de produtos a agências de social media. Mas Nogueira revela qual é o ponto em comum entre todos os profissionais que optam por trabalhar em coworking: inovação.

Com a visão de quem comanda uma empresa em um espaço compartilhado, Marina Paradanta, dona de um curso de estimulação cognitiva, fala sobre as vantagens dessa experiência:

– Para mim, foi uma escolha muito positiva. Antes eu tinha uma unidade própria em um shopping em Piratininga, Niterói. Quando a crise chegou, ficou difícil arcar com os custos de aluguel, condomínio, luz, água etc. Na mesma época, a mãe de um aluno abriu um espaço de coworking. Eu decidi ir para lá e pude dar continuidade ao meu trabalho. Agora, com resultado financeiro positivo e o mesmo conforto anterior.

Conforto e decoração também são uma preocupação desses ambientes. Muitos possuem móveis aconchegantes e estilos modernos e sofisticados. Além das salas de trabalho, há cafés e espaços de interação (o Nex, por exemplo, que tem filiais no Rio e em Curitiba, ainda conta com espaço para arte e entretenimento).

Como uma forma de também ter uma marca visual, a Ahoy!Berlin optou por um tema náutico. A COO explica a razão:

– O tema náutico se encaixa perfeitamente com o cenário do mercado de inovação e startups. Acreditamos que o mar aberto, com fortes correntes e mudanças climáticas, representa muito bem o início de uma empresa e o mercado, pois é preciso estar preparado para mudanças de rotas e prever todos os tipos de imprevistos que podem aparecer no meio da jornada. Somos um barco navegando em um oceano de oportunidades! – declara.

LEIA TAMBÉM
+ Curso de inglês contrata professores em cinco estados
+ Coaching: Entenda porque ele pode ser importante para você
+ Confira 10 dicas preciosas para impulsionar a carreira

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.