Leia também:
X Airbus recebe a maior encomenda de sua história

Sua profissão vai acabar? Veja dez carreiras ameaçadas

Site mostra a probabilidade que há de sua função deixar de existir no futuro

Camille Dornelles - 16/11/2017 14h18 | atualizado em 16/11/2017 18h20

Operador de telemarketing está entre profissões mais ameaçadas Foto: Divulgação

Se já não bastasse concorrer com outras pessoas na procura de emprego, o profissional também deve se preocupar com os robôs. Isso porque a robotização das carreiras pode acabar com algumas profissões nos próximos anos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site CareerCast, que avaliou projeções para o mercado norte-americano, algumas profissões comuns – como carteiro e operador de telemarketing – não existirão em 2025.

Outra pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, estudou o futuro das profissões na Europa. Com base nessas pesquisas, o Pleno.News elencou dez profissões que devem seguir a tendência dos países desenvolvidos e desaparecer também aqui no Brasil.

Operador de telemarketing
Este é o profissional com maior chance de desaparecer. Segundo a pesquisa de Oxford, a chance é de 99%. Programas e sistemas automáticos fariam o trabalho que ainda é majoritariamente manual.

Contador
De acordo com a pesquisa de Oxford, a probabilidade de máquinas passarem a atuar na contabilidade das empresas é de alarmantes 98%. Programas de computadores passariam a fazer esse trabalho.

Motorista de caminhão
A probabilidade de essa carreira não existir em 2025 é de 97%, de acordo com os britânicos. Na Europa e nos Estados Unidos, caminhões controlados remotamente são mais comuns do que no Brasil, mas a tendência mundial é de automatização.

Condutor de trem e metrô
Mais uma vez, os profissionais dos transportes estão na lista. A possibilidade do chamado maquinista sumir do mapa é de 96%.

Taxista
A mesma lógica dos caminhões será aplicada aos carros. Com o crescimento das frotas automatizadas, o trabalho do taxista e motorista será feito por computadores. A tendência de desaparecimento é de 89%.

Arquivista
Pesquisadores britânicos acreditam que há 75% de chance de esse profissional sumir na Europa. No Brasil, a tendência é a mesma.

Carteiro
Segundo o CareerCast, há probabilidade de extinção de 28%. O carteiro será substituído pelos emails, sistemas de pagamento online e carros automatizados para as entregas.

Agricultor
A probabilidade de extinção é de 19%, de acordo com os americanos. A automatização da colheita deve substituir o trabalho manual no campo.

Repórter de jornal impresso
Há 13% de probabilidade de extinção. Esse profissional não está ameaçado pelos robôs, mas pelo fim da própria mídia impressa. Empresas de comunicação deverão optar pelo conteúdo totalmente digital nos próximos anos.

Funcionário de gráfica
A situação anterior também impactará pessoas que trabalham em gráficas já que, com a diminuição da impressão, a demanda de trabalho cairá consideravelmente.

Se sua profissão não foi elencada aqui, você pode ver quais as chances de ela desaparecer através deste site. Basta digitar o nome da sua profissão em inglês e ele calcula a probabilidade de você acabar sem prego.

LEIA TAMBÉM
+ Empresas procuram por mais de 3 mil estagiários e trainees
+ Vejas as vantagens de trabalhar em um coworking
+ Curso de inglês contrata professores em cinco estados

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.