Leia também:
X PIS-Pasep: Bancos abrem nova fase de pagamentos do abono

Quer empreender? Veja cinco lições de como começar

De acordo com Luzia Costa, fazer networking é fundamental para a evolução do negócio

Jade Nunes - 22/02/2018 11h11 | atualizado em 22/02/2018 12h01

É importante que o empreendedor faça um plano de negócio Foto: Pixabay

Empreender é o sonho de muitos brasileiros. Mas no Brasil o processo é longo e, ao encontrar tantos obstáculos, muitos acabam desistindo.

Luzia Costa, no ramo há mais de 10 anos, teve muitos empreendimentos pequenos até alcançar o sucesso à frente das franquias Sóbrancelhas e Beryllos.

– É errando que se aprende. Por isso é necessário aguentar a pressão que terá nesta nova vida. Mas jamais desistir – frisa a empresária.

Para se preparar para essa empreitada, Costa listou cinco lições. Confira abaixo:

1. Invista em algo que você goste e tenha conhecimento
Alguns empreendedores começam no caminho errado por optar por algo que está na moda em vez de se dedicar ao que já têm experiência e entendem. Por isso, é fundamental desenvolver um negócio com suas habilidades já existentes. Você evitará prejuízos e precisará de menos auxílio externo.

2. Faça um plano de negócio
Sem planejamento a vida do empreendedor fica bem mais complicada. Por isso, é essencial começar criando um plano de negócio, onde você estabeleça o mercado que irá atuar, público-alvo, o que será ofertado, concorrentes, fornecedores, pontos fracos e fortes do negócio. Em outras palavras, um mapa com informações detalhadas que irão viabilizar a ideia do empreendimento e sua gestão.

3. Tenha o pé no chão e se dedique
A história que ser dono do seu próprio negócio é fácil e você terá mais tempo, horários definidos e finais de semana livres, além de ganhar dinheiro de forma rápida, é lenda! O empreendedor ralará muito, 24h por dia, sem folga, pois sem dedicação o negócio não sairá do papel. Por isso, é importante se dedicar 100% ao seu investimento e ter ele como prioridade em sua vida.

4. Se especialize
Quanto mais você pesquisar e estudar, maiores serão seus acertos. Comece com cursos básicos para ter as primeiras noções de empreendedorismo e estratégias. Frequente palestras e eventos sobre o assunto. Esta é uma ótima maneira de aprender conceitos e dicas práticas, além de conhecer outros empreendedores.

5. Faça networking
Como citei acima, conhecer outros empreendedores é uma forma de aumentar sua lista de contatos e futuros parceiros. Além disso, é fundamental para o crescimento do seu negócio. Por isso, cultive os contatos de forma espontânea para boa referência do seu negócio.

Leia também1 Somente no DF mulheres ganham mais do que homens
2 Concurso para Petrobras tem salários de até R$ 10 mil
3 Confira novas tendências para montar seu currículo

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.