Leia também:
X Governo prevê rombo de R$ 861 bi nas contas públicas em 2020

Pandemia destruiu um terço dos empregos na América Latina

Brasil perdeu 10% das horas de trabalho, assim como Estados Unidos

Pleno.News - 23/09/2020 12h40 | atualizado em 23/09/2020 12h42

Pandemia prejudicou empregos nos países latinos Foto: Agência Brasília/Tiny Winston

Os confinamentos e outras medidas de combate à pandemia da Covid-19 causaram uma perda de horas de trabalho na América Latina equivalente a 80 milhões de empregos no segundo trimestre, ou 33,5% do total, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira (23) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em termos relativos, a América Latina foi a região do mundo que mais empregos perdeu entre abril e junho, bem acima da média mundial (17,3%), e acumulou quase um sexto do equivalente a 495 milhões de empregos perdidos em todo o mundo.

A OIT também espera que os países latino-americanos continuem sendo afetados pela perda de empregos em decorrência da pandemia durante o terceiro trimestre, estimando que o declínio anual para a região será de 25,6%, o equivalente a 60 milhões de empregos.

Em termos absolutos, a maior perda de horas de trabalho no segundo trimestre ocorreu no Sul da Ásia, onde foi equivalente a 170 milhões de empregos e ainda irá atingir 115 milhões no terceiro trimestre, segundo projeções da agência.

Embora a OIT não tenha fornecido informações detalhadas sobre cada país, destacou que a perda de horas de trabalho em países como os Estados Unidos ou Brasil atingiu 10% e em muitos outros da América Latina (México, Chile, Equador, Colômbia, Costa Rica) estava na faixa de 20%.

O mais dramático é o caso do Peru, um dos países com mais casos de Covid-19 no mundo e com alta prevalência de empregos informais, onde se estima que a perda anual de horas de trabalho superou 50% entre os meses de abril e junho.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Trump promete 10 milhões de empregos até 2021
2 Bolsonaro sobre auxílio: 'Não é de imposto, é endividamento'
3 Câmara dos Deputados aprova texto-base do 'PL do gás'
4 Planos de saúde perdem 327 mil usuários na pandemia
5 Bolsonaro celebra criação de empregos no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.