Leia também:
X Preços da gasolina subiram até 5,48% após ajuste do ICMS

Nubank reestrutura operações no Brasil e fecha 296 vagas

Banco digital acaba de completar 10 anos e começou a patrocinar o Jornal Nacional

Pleno.News - 07/06/2023 19h14 | atualizado em 07/06/2023 21h45

Aplicativo do Nubank Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Nesta quarta-feira (7), o Nubank iniciou uma reestruturação da área de Operações no Brasil. Como resultado, o banco fechou 296 vagas que eram ligadas ao setor.

A fintech não informou se todas essas vagas estavam ocupadas, mas disse que parte dos funcionários afetados foram realocados internamente.

Em nota, o banco digital afirmou que unificou as equipes da área de Operações, que antes eram separadas por produto, organização que era necessária para expandir a prateleira nos primeiros anos de operação.

– Agora, com um portfólio robusto, e após uma profunda análise de modelos e processos, foi identificada a necessidade de consolidar as equipes de produto em uma organização centralizada – disse a instituição.

Ainda segundo o Nubank, haverá ganhos de escala com a gestão integrada dos produtos e serviços. As funções eliminadas vieram da detecção de redundâncias na unificação das equipes, e parte dos funcionários se realocou no neobanco.

Os dispensados receberão benefícios como salários adicionais por tempo de casa, extensão temporária do plano de saúde e uma verba de apoio para recolocação no mercado.

– As movimentações ocorrem em funções administrativas, e não terão impacto no atendimento final ao cliente – afirmou o Nubank.

Pessoas que foram dispensadas, ouvidas pela reportagem sob anonimato, afirmaram que os cortes estão sendo feitos por grupos Segundo os relatos, houve uma conferência com o gerente da equipe para comunicar as dispensas, sem que as lideranças diretas tivessem sido informadas.

– O time de operações é formado por quase 2 mil pessoas no Brasil – disse uma delas.

Nos últimos meses, a fintech fez outras dispensas de modo pontual, também após reorganizações internas. Um dos ex-funcionários disse que, nos últimos meses, houve discussões sobre cortes que geraram apreensão nas equipes.

– Alguns meses depois, foi anunciado que passaríamos por uma grande mudança na área de operações, e foi algo que trouxe ansiedade novamente. Eu já tinha passado por reestruturações, e sempre ocorrem desligamentos – disse essa pessoa, sob anonimato.

Outros bancos digitais, como Neon e C6, também fizeram cortes de centenas de funcionários, focados, em muitos casos, nas áreas de produto, menos demandadas agora que as plataformas das instituições estão completas.

O Nubank acaba de completar 10 anos de existência, e na última semana, começou a patrocinar o Jornal Nacional, da TV Globo, um dos mais caros espaços publicitários do país.

*AE

Leia também1 Em 5 meses, Lula supera Temer e Bolsonaro no uso de helicóptero
2 Elogiado pelo relator, Bolsonaro tem contas aprovadas pelo TCU
3 Preços da gasolina subiram até 5,48% após ajuste do ICMS
4 SUS tem fila com 1 milhão de cirurgias eletivas
5 Mesmo com bônus do governo, montadoras vão parar produção

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.