Leia também:
X Expectativa de contratação no Brasil permanece positiva

Informalidade abriga maioria dos que voltaram ao mercado

Ipea: mercado informal abrigou 1 milhão dos que saíram do desemprego no 2º trimestre

Camille Dornelles - 14/09/2017 14h37 | atualizado em 14/09/2017 17h31

Empregos informais foram os que mais cresceram no trimestre Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quinta-feira (14), mostrou que a maioria dos profissionais que saíram do desemprego no segundo trimestre foram absorvidos pelo mercado informal.

No total, 1,3 milhão de brasileiros voltaram a trabalhar no período. Desses, 43% estão sem carteira assinada, ou seja, 1 milhão de pessoas. Outros 28% passaram a trabalhar por conta própria, 28% foram para o mercado formal e 1% se tornou empregador.

Apesar do crescimento da informalidade, a maioria absoluta de trabalhadores ainda está no mercado formal. São 44 milhões de brasileiros com carteira assinada. O trabalho por conta própria também avançou e agora soma 25% da população ocupada.

Outro dado avaliado pelo Ipea é referente à contribuição ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Em 2012, apenas 15% dos trabalhadores informais faziam o recolhimento, mas o percentual cresceu para 20% em 2017. Entre os profissionais por conta própria, o índice aumentou de 23% para 31%.

Os dados foram coletados através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE. O instituto já havia sinalizado, em agosto, o aumento do trabalho informal e seu impacto positivo sobre os índices do desemprego.

LEIA TAMBÉM
+ IBGE: desemprego recua 0,2% graças a trabalho informal
+ Expectativa de contratação no Brasil permanece positiva
+ Especialista lista 5 dicas para se dar bem no estágio

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.