Leia também:
X Contas de luz continuarão sem taxa extra em fevereiro

Google lança programa de estágio para negros no Brasil

Empresa informou que objetivo é aumentar a representatividade

Jade Nunes - 29/01/2019 08h43

Estágio será exclusivo para estudantes negros (Foto ilustrativa) Foto: Pixabay

Com o objetivo de aumentar a representatividade e inclusão, o Google Brasil lançou nesta segunda-feira (28) um programa de estágio exclusivo para estudantes negros, o primeiro do mundo nesse formato e que será realizado em São Paulo.

Next Step (Próximo Passo, em português) vai selecionar 20 jovens sem exigir fluência em inglês. Durante dois anos, eles poderão atuar em setores como vendas, marketing e recursos humanos no escritório do Google em São Paulo.

– Estima-se que menos de 5% da população brasileira fala um segundo idioma e que essa porcentagem é expressivamente menor entre jovens negros. Pensando nisso, o novo programa de estágio removerá pela primeira vez a fluência em inglês como requisito mínimo de contratação – explicou o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, em publicação do blog da empresa.

Na divisão da empresa no Brasil não há estatísticas sobre o número de negros trabalhando, mas dados dos Estados Unidos apontam cerca de 2,5% de negros no quadro de funcionários.

De acordo com a coordenadora do Next Step, Larissa Armani, a iniciativa nasceu de uma visão global de aproximar a realidade interna da empresa com a realidade da população local.

Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2015, 54% da população brasileira se declara negra e, baseado nesses dados, o Google Brasil decidiu criar o programa.

– Queremos essa representatividade no nosso quadro de funcionários para que tenhamos dentro do Google a mesma composição da população brasileira – explicou Armani à Efe.

Outro diferencial do programa é oferecer curso intensivo de inglês para os futuros estagiários dentro do próprio escritório, ideia que surgiu da atual “discrepância de pessoas que falam inglês ou um segundo idioma no Brasil”, que é um índice bem menor em outros países, como avaliou a coordenadora.

– O número de pessoas que falam inglês no Brasil é menor, uma realidade gritante, por isso resolvemos fazer esse piloto e, dependendo de como sejam os resultados de execução, o objetivo é expandir para outros mercados latinos – disse.

O processo de seleção será feito por uma consultoria parceira do Google, a Empodera, que ajudará na condução desta primeira etapa do programa.

As vagas são para estudantes de graduação da Grande São Paulo, com formação prevista entre julho e dezembro de 2021. As inscrições podem ser feitas pelo link e vão até o dia 22 de fevereiro de 2019.

– A ideia é que possamos trabalhar com quem está começando na faculdade e ajudar esta pessoa a descobrir o que quer na carreira e o que gosta de fazer por meio de um super acompanhamento – completa Armani.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Brasil gera 529 mil empregos com carteira em 2018
2 Aeronáutica abre 227 vagas para formação de sargentos
3 Seguro-desemprego: Parcela máxima vai a R$ 1.735,29

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.