Leia também:
X Caminhão com galinhas tomba; carga vira almoço de moradores

GM vai parar produção em São José dos Campos, diz sindicato

Informação foi divulgada nesta terça-feira

Pleno.News - 07/03/2023 15h46 | atualizado em 07/03/2023 17h33

General Motors (Imagem ilustrativa) Foto: EFE/Alex Cruz

A General Motors (GM) vai parar por três semanas a produção de carros na fábrica de São José dos Campos (SP), onde são montados o utilitário esportivo Trailblazer e a picape S10. Conforme comunicado divulgado, nesta terça-feira (7), pelo sindicato dos metalúrgicos da região, a montadora informou que precisa readequar a produção.

O vice-presidente do sindicato, Valmir Mariano, disse que essa readequação, conforme justificou a empresa, se deve à queda das vendas. Em fevereiro, as vendas de veículos no país, inferiores a 130 mil unidades na soma de todas as marcas, caíram ao número mais baixo para o mês dos últimos 17 anos.

A GM vai dar férias coletivas na unidade do interior paulista entre 27 de março e 13 de abril. No mês passado, a montadora já tinha interrompido a produção do Onix, seu modelo mais vendido, em Gravataí (RS). Neste caso, porém, as férias já estavam previstas para atualização e modernização das linhas.

De acordo com o sindicato de São José dos Campos, além de anunciar férias, a GM começou a demitir funcionários na última sexta-feira (3), fato que fez os trabalhadores da unidade cruzarem os braços por uma hora e meia na entrada da fábrica na manhã desta terça-feira. Os cortes acontecem na esteira de notícias, divulgadas pela imprensa internacional, de que a GM planeja cortar 2 bilhões de dólares (R$ 10,40 bilhões) em custos em todo o mundo nos próximos dois anos.

Segundo Valmir Mariano, 34 trabalhadores já foram demitidos pela montadora em São José dos Campos. O sindicato informa que as demissões ocorrem em todos os setores da fábrica, que também produz motores e transmissões, sem justificativa ou negociação prévia.

Em protesto, foi aprovado um aviso de greve, o que significa a possibilidade de nova paralisação caso não seja atendida a reivindicação do sindicato por estabilidade de emprego a todos os trabalhadores, com a negociação de alternativas às demissões. Uma nova assembleia dos metalúrgicos vai acontecer na entrada do segundo turno, às 14h30. Em São José dos Campos, a GM emprega cerca de 4 mil funcionários.

*AE

Leia também1 Sistema de dinheiro esquecido está a "plena carga", diz BC
2 Sistema de valores esquecidos tem congestionamento em 1º dia
3 Começa hoje! Saiba como fazer o saque do dinheiro "esquecido"
4 Haddad ainda não apresentou arcabouço fiscal a Lula; entenda
5 Dinheiro "esquecido": Saques começam nesta terça-feira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.