Leia também:
X Petrobras aumenta o preço dos combustíveis mais uma vez

Foi demitido? Veja 5 dicas para lidar melhor com este momento

CEO e especialista em RH traz dicas para ajudar a superar o período difícil e repaginar o futuro

Pierre Borges - 08/03/2021 16h18 | atualizado em 08/03/2021 16h41

Estudo norte-americano revelou que 45% dos 3 mil líderes entrevistados já sofreram na vida profissional Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

A taxa de desemprego no Brasil já atinge mais de 14 milhões de pessoas, segundo pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia). Quem faz parte dessa estatística sofre a pressão psicológica e financeira para voltar o mais rápido possível ao mercado de trabalho. Mas o que poucos brasileiros sabem é que o momento pós-demissão pode ser importante para traçar uma nova rota.

Um estudo da consultoria norte-americana ghSMART, com cerca de 3 mil líderes, mostrou que 45% deles havia sofrido com grandes obstáculos em sua carreira profissional, seja pelo estrago de um negócio importante ou por demissões. Apesar disso, mais de 70% desses profissionais chegaram a cargos melhores, como o de gerente ou mesmo CEO.

Para facilitar esse processo e ajudar os, agora, ex-funcionários a enxergarem o momento da demissão com uma oportunidade e sem dar lugar ao pânico, Fernanda Medei, especialista em RH e fundadora da plataforma Medei, dá 5 dicas fundamentais para quem perdeu o emprego administrar a nova rotina. Confira a seguir:

1 – FAÇA UMA PAUSA
Ao sair de um emprego, é possível fazer uma pausa no dia a dia para esfriar a cabeça e repensar suas metas profissionais. Pergunte-se: é isso mesmo que quero ou apenas estou seguindo por inércia? Quero continuar fazendo o que faço ou quero algo novo?

Faça uma pausa. Dê a si mesmo alguns dias para pensar nas suas vontades e como isso se coloca em sua vida profissional.

2 – ORGANIZE SUAS FINANÇAS
Uma demissão pode desestabilizar a sua saúde financeira. Por isso, coloque na ponta do lápis todos os gastos. Veja o que está sendo pago a prazo e como estão as suas reservas, incluindo as rescisões (se tiver). Com isso bem claro em mente, é possível estabelecer uma escala de importância, eliminar supérfluos e evitar endividamentos.

3 – REDESENHE A CARREIRA
Mesmo estando de prontidão para o mercado, é importante ter metas à vista. Estabeleça onde quer chegar e trace metas de aprendizado, de contatos profissionais em sua área ou na nova, com recrutadores ou envio de currículos. Tudo isso irá ajudá-lo a manter-se motivado.

4 – FAÇA NETWORKING
Não tenha vergonha de falar para todos os conhecidos que está buscando uma colocação. Aproveite para deixar claro quais são as suas intenções, mesmo que tenha um salário menor do que recebia. As finanças organizadas ajudam nesse momento.

Entre em contato com colegas e outras pessoas que possam vir a ser diferenciais em sua vida profissional. Vá a reuniões e abra-se a novas oportunidades.

5 – ATUALIZE SEU CURRÍCULO
Durante a vida profissional, nós acumulamos novas experiências, sem contar os softwares e soft skills (habilidades que podem ser transferidas independente da sua ocupação). Liste tudo de novo que aprendeu e desenvolveu ao longo dos anos, especialmente nos dois últimos.

Atualize seu currículo com novas informações. Procure os novos formatos de CV no mercado e adeque o seu perfil no LinkedIN.

Leia também1 Mercado de trabalho 2021: Saiba as profissões que estarão em alta
2 5 aplicativos e planilhas do Excel para organizar 2021
3 Advogado que "caluniou Jair Bolsonaro" é intimado pela PF
4 Presidente Bolsonaro: "Todo mundo me culpa; tudo sou eu"
5 Conheça as mulheres mais ricas do Brasil, segundo a Forbes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.