Leia também:
X Governo define medidas para reduzir ICMS em combustíveis

Empresa abre 500 vagas para o curso gratuito de cuidador

Iniciativa promove capacitação teórica e prática para brasileiros e refugiados

Ana Luiza Menezes - 15/01/2020 17h30 | atualizado em 15/01/2020 18h27

Furnas abre 500 vagas para o curso gratuito de cuidador Foto: Divulgação

A empresa Furnas está oferecendo 500 vagas para capacitação de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência. A oportunidade acontece em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação Intercâmbio de Serviços Sociais (CBSIS).

O curso contribuirá com o aprimoramento profissional e também melhoria da qualidade de vida dos que precisam de cuidados especiais. No período de 21 a 24 de janeiro, brasileiros e refugiados poderão realizar a inscrição gratuitamente, na sede do CBSIS, que fica na Rua Pedro Américo, número 394, no bairro Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro.

– Vamos começar mais um ciclo desta iniciativa, que ratifica o compromisso social de FURNAS. O Curso Cuidador alcançou resultados significativos nas últimas duas décadas, contribuindo para a qualificação profissional das pessoas e promovendo o bem-estar de quem precisa – disse Claudia Tenório, assistente social da empresa.

Com duração de dois meses, a capacitação para cuidador contará com dez aulas teóricas e duas práticas, que incluem visitas técnicas a instituições, totalizando 160 horas.

Na programação serão abordados assuntos como Guia Prático do Cuidador, Cuidado Com o Corpo e valorização dos sentidos, Interações sociais, Família, Violência e Maus tratos, entre outros. O aluno receberá o certificado de conclusão se tiver 75% de frequência.

Após a conclusão, os nomes passarão a fazer parte do Cadastro de Cuidadores, organizado pelo Serviço Social da empresa para atender seus funcionários e familiares que necessitem de tratamentos especiais. Para se inscrever, é necessário levar documentos como uma foto 3X4, cópia do comprovante de residência, cópia do diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e cópia do RG e CPF.

CURSO DE CUIDADOR
No período de 2014 ao ano passado, o curso cuidador, promovido pela empresa, capacitou cerca de 900 pessoas e ministrou, aproximadamente, 2800 horas de aulas. As turmas foram realizadas em diversas localidades como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, além de diferentes bairros da cidade do Rio de Janeiro, tal como Santa Cruz, Botafogo e Laranjeiras.

A expectativa é que o curso sirva como opção para ingresso no mercado de trabalho.

PROFISSÃO DE CUIDADOR
Em 2016, a profissão de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras foi regulamentada. A Lei estabelece regras e critérios para o exercício da profissão e a inclui no rol das atividades regidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Entre os pré-requisitos para exercer a atividade, o texto estabeleceu a idade mínima de 18 anos e exigência do ensino fundamental completo. Também passou a ser cobrado certificado em curso de formação para cuidador de idosos, com carga-horária mínima de 160 horas, o que levou muitas pessoas a procurar formação na área.

SERVIÇO:
CURSO DE CUIDADOR DE FURNAS
As inscrições acontecem de 21 a 24 de janeiro
Horários: 10h às 12h e 13h às 16h
Local: Sede CENTRO BRASILEIRO DE COOPERAÇÃO INTERCÂMBIO DE SERVIÇOS SOCIAIS – CBCISS : Rua Pedro Américo, 394 – Bairro Catete

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os interessados precisam apresentar uma foto 3 X4, cópia do comprovante de residência, cópia do diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, além da cópia do RG e CPF

INÍCIO DAS AULAS
As aulas do curso começarão no dia 4 de fevereiro, das 8h30 às 16h30

DURAÇÃO DO CURSO
O curso é composto por dez aulas teóricas e duas aulas práticas

Leia também1 Empresa abre 500 vagas entre vendas e administração
2 MRV Engenharia abre mais de 400 vagas em todo o Brasil
3 Walter’s Coiffeur oferece vagas para profissionais do RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.