Leia também:
X Brasil cria 61,1 mil vagas de emprego formais em fevereiro

Eletrobras anuncia plano para demissão consensual

Meta da empresa é economizar quase R$ 900 milhões ao ano

Gabriel Gontijo - 26/03/2018 11h35 | atualizado em 26/03/2018 11h57

Sede da Eletrobras, no Rio de Janeiro Foto: Bloomberg/Nadia Sussman

A Eletrobras lançou, nesta segunda-feira (26), o Plano de Demissão Consensual (PDC), que já está de acordo com as novas normas da legislação trabalhista. A adesão dos empregados deve ser feita até o dia 27 de abril e os desligamentos ocorrem em oito turmas, que vão de 30 de maio até 14 de dezembro de 2018.

Quem pode aderir ao PDC são trabalhadores que tenham, no mínimo, 10 anos de vínculo empregatício com a estatal no momento do desligamento, considerando a data limite do último prazo.

A meta da Eletrobras é o desligamento de três mil colaboradores em todas as empresas, o que vai representar uma economia de cerca de R$ 890 milhões ao ano.

A empresa afirmou, em publicação oficial, que o desligamento é necessário por causa do crescimento da automação em setores da estatal. Outra razão apresentada é a redução de gastos.

– A redução de quadro de pessoal busca um alinhamento dos custos da Eletrobras às tarifas, evitando prejuízos operacionais no futuro – disse a estatal em comunicado.

Quem foi anistiado e reintegrado à empresa por meio da Comissão Especial Interministerial de Anistia, a Lei nº 8.878/1994 também pode aderir ao Plano de Demissão Consensual. Neste caso não há exigência de tempo mínimo de empresa.

Leia também1 Brasil cria 61,1 mil vagas de emprego formais em fevereiro
2 Marca M. Officer é condenada de novo por trabalho escravo

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.