Leia também:
X Governo anuncia pacote de privatizações

As 10 maiores dúvidas na hora da entrevista de emprego

Especialista conta como certas perguntas devem ser respondidas pelos candidatos

Jade Nunes - 24/08/2017 11h10 | atualizado em 24/08/2017 11h40

Recrutadores fazem perguntas para testar a reação dos candidatos Foto: Reprodução/Pexels

A conversa durante a entrevista pode ser um momento determinante. É importante se apresentar com segurança, demonstrar interesse no trabalho e deixar claro que você pode contribuir para a empresa. Para ajudar nessa hora, Tiago Mavichian, diretor de recursos humanos da Companhia de Estágios, fez uma lista com as perguntas feitas pelos recrutadores e a melhor forma de respondê-las. Confira.

Poderia falar um pouco sobre si?
Primeiramente se atenha ao aspecto profissional e vá para o âmbito pessoal apenas se o entrevistador fizer algum questionamento relevante. Dê preferência para falar de sua formação, das suas capacidades e competências, sempre de forma sincera e sem exageros.

Quais os seus objetivos?
Fale sobre as ocupações que gostaria de exercer, relacionadas à vaga para a qual está sendo entrevistado. Pode começar pela própria função e explorar para onde quer evoluir a partir dali.

Quais seus pontos fortes?
Aborde exemplos práticos nos quais seus pontos fortes ajudaram, seja durante a formação ou em alguma experiência anterior. Coloque aspectos positivos da sua personalidade, como facilidade de trabalhar em grupo ou de concentração, sempre relacionados com a vaga requerida.

Quais seus pontos fracos?
Aquelas famosas respostas “sou muito perfeccionista” ou “sou muito exigente comigo mesmo” só mostram que você está tentando fugir da pergunta. Fale sinceramente e complete com algo que você já esteja fazendo para melhorar. Exemplo: tenho dificuldade de falar em público, mas estou fazendo um curso para melhorar minha desenvoltura.

Porque devemos contratá-lo?
Valorize seu perfil profissional e aponte aspectos da empresa nos quais você acredita que pode ajudar a melhorar. Uma boa dica, para os iniciantes, é apresentar aquilo que se tem maior facilidade de aprendizado e citar aspectos positivos de sua formação relacionados à empresa.

Por que quer trabalhar aqui?
Aproveite esse momento para falar sobre as atividades e sobre seus projetos preferidos, relacionando-os à vaga para a qual você está sendo entrevistado e ao perfil da empresa.

Por que deixou a empresa anterior?
Seja honesto, sem se deter em pormenores do porquê, no caso de ter sido despedido. É importante não criticar demais a empresa anterior, nem seus colegas. Isso pode demonstrar ingratidão, mesmo que seus motivos sejam bons. Essa é a hora de demonstrar temperança.

Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?
Nesse momento se analisa o planejamento de carreira do candidato. Você pode combinar essa pergunta com seus objetivos, falando sobre o que você gostaria de conquistar no tempo estipulado.

Qual a sua pretensão salarial?
O ideal é ou mencionar uma faixa salarial, com um máximo e um mínimo, ou pedir uma proposta do entrevistador e perguntar sobre os direitos e obrigações da vaga, caso eles ainda não tenham sido explicados.

Qual seu nível de inglês?
Se essa pergunta foi feita, pode ser que o entrevistador queira continuar a conversa em inglês para observar se o seu nível é compatível com o colocado no currículo. Seja sincero. Não invente que sabe falar. É bom praticar antes para que este seja seu diferencial, não seu empecilho.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.