Leia também:
X Juros dos cartões de crédito diminuem em janeiro

5 dicas para quem deseja mudar de carreira em 2018

Coordenadora de RH aconselha quem quer fazer esta transição

Jade Nunes - 15/02/2018 15h20 | atualizado em 20/02/2019 15h15

Profissionais precisam tomar cuidados ao mudar de área Foto: Pixabay

Diferentemente da geração X, bebês que nasceram após a Segunda Guerra Mundial, a geração Millennial, jovens entre 20 e 30 anos, é marcada pela busca por equilíbrio, o que significa estar satisfeito com a vida profissional. Mas quem quer fazer essa virada em 2018 e passar a trabalhar com o que ama, precisa tomar alguns cuidados. A coordenadora de Recursos Humanos da Luandre, empresa de consultoria de RH, Renata Motone, dá as dicas:

Pesquise
Há quem viva uma experiência reveladora e saiba exatamente para o que mudar. E também existem os que estão insatisfeitos, mas também perdidos. “Nestes casos, aconselhamos uma boa pesquisa. A pessoa sempre tem uma noção sobre suas preferências pessoais, o que torna mais fácil a busca. Um bom caminho é ir em palestras ou se matricular em workshops e cursos com profissionais da área em que pretende atuar”, diz Renata.

Faça uma transição gradual (se for possível)
Em diversos casos, é possível ir aos poucos se desligando da antiga profissão e dando os primeiros passos na nova. São diversos os exemplos: “caso a pessoa queira investir em uma carreira artística que foi pouca explorada, ela pode fazer um curso de teatro à noite ou aos sábados e aos poucos começar a se apresentar. Essa flexibilidade vale para áreas como canto, artes plásticas etc”.

Trabalhe seu networking
Rever sua rede de contatos e reestruturá-la de acordo com sua nova área de atuação é fundamental para quem pretende se estabelecer em um novo segmento profissional. O Linkedin é um ótimo aliado nesta tarefa, pois reúne em um mesmo lugar diversos profissionais, de várias empresas, permitindo que você apresente seu novo perfil e conecte-se com profissionais que tenham interesses em comum.

Seja humilde
Ser humilde não significa ser frágil e sim compreender que ao mudar de área, inevitavelmente, terá muito o que aprender. “Use isso a seu favor e aproveite para absorver tudo o que puder”.

Seja realista
Uma virada na carreira não é algo simples, exige planejamento e condições favoráveis. Seja prudente e avalie o impacto da mudança em sua situação financeira e pessoal. “Mesmo que não tenha como investir numa mudança radical, não desista de seus objetivos, estabeleça metas, prazos e poupe o quanto puder”, aconselha a coordenadora da Luandre.

Leia também1 Rio: Comércio deve contratar até 30,5% dos temporários
2 Itaú Unibanco oferece vagas para pessoas com deficiência
3 Justiça libera demissão em massa na Estácio de Sá

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.