Leia também:
X RJ: Prefeitura de Porto Real publica edital com 139 vagas

Embraer e Boeing entram em acordo sobre nova companhia

Empresas negociam parceria para criação da empresa JV Aviação Comercial

Camille Dornelles - 17/12/2018 09h53 | atualizado em 17/12/2018 11h02

Acordo entre Boeing e Embraer é aceito Foto: Agência Brasil/Antônio Milena

Nesta segunda-feira (17), a empresa brasileira Embraer anunciou que as negociações com a americana Boeing avançaram. Os termos do acordo que criará uma nova companhia aérea, a JV Aviação Comercial, foram aceitos por ambos.

A negociação entre as empresas foi fechada em julho. A nova joint venture é avaliada em 5,26 bilhões de dólares (R$ 20,6 bilhões). A Boeing ficaria com 80% do negócio e a Embraer seria dona dos 20% restantes, a área comercial.

– A parceria estratégica será, então, submetida à aprovação dos acionistas, das autoridades regulatórias, bem como a outras condições pertinentes à conclusão de uma transação deste tipo – anunciou a Embraer.

Agora, a negociação precisa da aprovação do governo brasileiro para que a companhia possa ser implantada. A expectativa é que a joint venture comece a lucrar em 2020.

IMPASSES
Durante as negociações, o processo comercial sofreu uma pausa forçada depois que o juiz Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível Federal de São Paulo, suspendeu o acordo. O magistrado tinha concedido uma liminar após analisar um pedido feito pelos deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Carlos Zaratini (PT-SP).

Em sua decisão, do último dia 5, o juiz afirma que a proximidade do recesso do Poder Judiciário e a posse do novo Presidente da República “torna igualmente recomendável evitar que eventuais atos concretos se efetivem neste período, criando uma situação fática de difícil ou de impossível reversão através da concretização da “segregação” de parte da Embraer e sua transferência para a Boeing”.

A decisão foi revogada no dia 10 pelo desembargador Luiz Alberto de Souza Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Ele afirmou que a “invasão do Judiciário na autonomia privada das partes causou insegurança jurídica, o que gera, no contexto do caso em análise, reflexos no mercado nacional e internacional”.

Leia também1 Justiça em SP libera acordo entre Boeing e Embraer
2 Empresas aéreas poderão ter 100% de capital estrangeiro
3 Veja! Queda de avião com 103 pessoas é filmada por pastor

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.