Leia também:
X PSOL vai articular para revogar autonomia do Banco Central

Em palestra nos EUA, Campos Neto defende autonomia do BC

Presidente do BC disse que pretende lançar moeda digital até 2025

Pleno.News - 07/02/2023 16h39 | atualizado em 07/02/2023 17h21

Roberto Campos Neto Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (7), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que a independência do órgão é importante para que o país pague menos juros. Em palestra transmitida pela internet, em Miami, Estados Unidos, Campos Neto declarou que a autonomia do banco, que vigora desde 2022, teve como principal ganho desvincular a atuação da autoridade monetária dos ciclos políticos.

O evento 2023 Milken South Florida Dialogues, do qual Campos Neto participou, trata de inovações digitais.

– A principal razão, no caso da autonomia do Banco Central, é que desconecta o ciclo da política monetária do ciclo político, porque eles têm diferentes durações e interesses. Quanto mais independente você é, mais eficaz você é, menos o país pagará em termos de custo de ineficiência da política monetária – declarou.

Segundo ele, a autonomia do BC permite a construção de agendas que ultrapassam interesses de determinado governo. Campos Neto citou inovações como o Pix e o open finance (compartilhamento autorizado de dados entre instituições financeiras) como legados da gestão do ex-presidente do BC Ilan Goldfajn, atual presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que estava no evento.

– Ilan está aqui. Começou um grande trabalho, falando sobre inovação. Então cheguei lá [no Banco Central], a pressão era muito grande, porque ele fez um trabalho maravilhoso e pensei. Como posso melhorar o que foi feito? – disse.

As falas de Campos Neto ocorrem após várias críticas públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à autonomia do BC e aos juros altos.

Na segunda-feira (6), durante a posse do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, Lula classificou de injustificável a manutenção da Taxa Selic – juros básicos da economia – em 13,75% ao ano.

– Se a classe empresarial não se manifestar, se acharem que vocês estão felizes com uma taxa de 13,5% [na verdade 13,75% ao ano], eles não vão abaixar os juros. Não existe nenhuma justificativa para que a taxa de juros esteja nesse patamar. É uma vergonha a taxa e a explicação que deram para a sociedade – declarou Lula em discurso.

MOEDA DIGITAL
Em sua palestra, Campos Neto disse que o BC está empenhado na criação do real digital. Segundo ele, a autoridade monetária pretende integrar a divisa digitalizada ao Pix e ao open finance.

Na apresentação distribuída aos participantes e divulgada pela assessoria do BC, os planos preveem que a Central Bank Digital Currency (CBDC, moeda digital do Banco Central na sigla em inglês) comece a operar como um projeto piloto em 2023 e seja lançada no fim de 2024 ou começo de 2025.

*Agência Brasil

Leia também1 PSOL vai articular para revogar autonomia do Banco Central
2 Ex-presidente do Banco Central: Lula escolhe política econômica que já deu errado
3 Daniela Lima sobre fala de Lula: “Socorro, Deus”
4 Lula volta a atacar política monetária do Banco Central
5 Juros: Taxas disparam com Lula voltando a criticar Banco Central

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.