Leia também:
X 5 aplicativos e planilhas do Excel para organizar 2021

Economista dá dicas de como é possível acabar com as dívidas

Mesmo após as festas de fim de ano, ainda dá para pagar as contas

Pierre Borges - 18/01/2021 18h09 | atualizado em 19/01/2021 11h45

mulher preocupada/desesperada na frente do notebook
Negociações e renda extra estão entre as recomendações Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

A pandemia gerou uma crise econômica que atingiu muitas pessoas, mas o isolamento social também fez com que muitas famílias ficassem afastadas por muito tempo. Há quem tenha se esquecido dos boletos e esbanjado uma ceia farta de Natal para recepcionar os seus entes queridos, comprar os presentes e celebrar a tradicional data no fim do ano. Mas agora, em janeiro, a realidade bate à porta dos endividados, e a conta do cartão de crédito fica cada vez mais próxima.

Pensando em você, o Pleno.News conversou com o economista Vinicius Machado, que garante: nem tudo está perdido!

Vinicius Machado, economista e gestor certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Foto: Divulgação

A pessoa que se empolgou na ceia de natal, comprou demais e percebeu que não vai ter como pagar as contas pode tentar negociar com o banco? Qual o melhor momento para iniciar a negociação?
A maior parte das nossas decisões são, de alguma forma, baseadas nas emoções. Ou seja, o impulso de comprar mais e a empolgação em épocas de festas podem trazer enormes arrependimentos. O primeiro passo é não se lamentar. Nunca houve um boleto pago pela frase “eu deveria ter feito…” alguma coisa.

Nesse sentido, devemos ser rápidos. Iniciar uma negociação o quanto antes é sempre a melhor opção, inclusive antecipando-nos quando sentimos que “não vai dar pé”. Lembre-se de que pegar dinheiro emprestado em uma situação financeira mais favorável à negociação será sempre preferível.

Com o endividamento, muitas pessoas optam por parcelar a maior quantidade de coisas possíveis para poder pagar em mais tempo. Essa é uma boa opção?
Existe todo o sentido em termos um maior prazo para pagar as nossas dívidas. É a mesma lógica usada na avaliação de empresas: quanto mais longa a sua dívida, melhor a sua saúde financeira. Caso aconteça uma oportunidade de quitar antes, sempre existirá essa opção, contudo o complicado é ficar com vencimentos próximos e grandes.

É necessário fazer um empréstimo bancário ou usar o cheque especial?
O cheque especial apresenta altíssimas taxas de juros. Logo, outras alternativas seriam mais interessantes, como, por exemplo, o refinanciamento imobiliário ou veicular, que apresenta baixas taxas, prazos estendidos e, muitas vezes, 60 dias para iniciar o pagamento das parcelas. Existe também a antecipação de 13º e o crédito consignado.

Que possibilidades de renda extra são boas alternativas para o início de ano?
Existem aplicativos de mobilidade e entrega que seriam uma alternativa para uma renda extra. Eu também destacaria deixar de lado o orgulho e perguntar aos amigos e familiares se há algo que você possa fazer para ajudar em seus negócios.

Muitas vezes, existem pessoas que confiam em você e estão precisando de alguma ajuda. Comunicação é sempre fundamental. Não tenha vergonha. Todo mundo já passou por um aperto um dia ou pode passar por dificuldades financeiras. É temporário. Tenha paciência. Faça o que é correto, e tudo vai dar certo!

Leia também1 5 aplicativos e planilhas do Excel para organizar 2021
2 Bolsonaro desafia Doria a zerar imposto sobre combustível
3 Bitcoin: Moeda virtual valorizou 406% durante a pandemia
4 STF nega pedido de Eduardo Paes e mantém investigação
5 Bolsonaro lidera intenções de voto para eleições de 2022

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.