Leia também:
X Maggi vai aos EUA tratar de veto à carne brasileira

Viajar de graça na terceira idade é possível

Saiba dos seus direitos e aproveite os benefícios

Gabriela Doria - 23/06/2017 11h49 | atualizado em 24/06/2017 15h13

Quem disse que a terceira idade é a melhor idade não estava mentindo. Para aqueles que gostam de viajar é possível aproveitar um direito pouco conhecido: viajar de graça pelo país. O direito está garantido no Estatuto do Idoso desde 2006, e as empresas de ônibus não fazem a menor questão que você saiba.

Idosos precisam ir ao guichê rodoviário para garantir o bilhete

Para aproveitar o benefício, é preciso comprovar ser maior de 60 anos e ter renda mensal de até 2 salários mínimos. Com seus documentos em mãos, basta ir pessoalmente ao guichê da viação e solicitar o bilhete. É preciso lembrar que as reservas devem ser feitas até 3 horas antes da saída do ônibus. O idoso também deve se apresentar para embarque com no mínimo 30 minutos de antecedência, sob o risco de perder o benefício. Todos os ônibus devem ter pelo menos  duas poltronas disponíveis. Caso não haja, o idoso tem direito de comprar a passagem pela metade do valor.

As regras acima se aplicam somente às viagens rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias. Ainda tramita no Senado, na Comissão para Assuntos Econômicos (CAE), a inclusão de passagens aéreas para idosos.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.